Espetáculo montado pelo Lume
concorre a diversos prêmios

28/01/2013 - 10:30

Cena do espetáculo Os Bem-intencionados

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Teatral (Lume), ligado à Unicamp, está concorrendo, nos próximos dias, a quatro prêmios de relevo pelo espetáculo Os bem-intencionados, fruto de pesquisa do grupo. Nas categorias de iluminação e especial (pelos 25 anos de pesquisa teatral ininterrupta), eles concorrem ao prêmio Shell; pelo projeto musical é finalista ao prêmio Corporativa Paulista de Teatro; na categoria elenco ao prêmio R7; e, na categoria melhor espetáculo, ao prêmio Governador do Estado de São Paulo. Até o mês de março devem ser divulgados os nomes dos premiados.

Particularmente no prêmio Governador do Estado de São Paulo, o júri avaliará duplamente a disputa. Haverá o júri oficial, composto por colegiado do governo e pelos pares da dramaturgia, e o júri popular, que poderá participar da votação pela Internet até o dia 31 deste mês. Serão computados os dois resultados. O coordenador do Lume, o também ator Renato Ferracini, se diz otimista quanto aos resultados e pede o apoio da comunidade da Unicamp para a votação. “O seu voto é muito importante para nós”, garantiu.

Os bem-intencionados foi idealizado pelo Lume com a participação da atriz, diretora e dramaturga Grace Passô, do grupo mineiro Espanca, que ingressou no Núcleo recentemente. "Fizemos algo inédito: uma pesquisa que nunca tínhamos testado. Abrimos um flanco para um tipo de pesquisa que busca conectar a realidade e a ficção. Foi um trabalho colaborativo”, explica Ferracini, que assumiu a coordenação do Lume em 2010.

Na opinião dele, só o fato de terem sido lembrados, por si já os honra. "Estamos entre as melhores produções culturais do país. Mas esse trabalho de pesquisa vem ocorrendo há mais de 25 anos no Lume", salientou. Segundo o coordenador, não existe no Brasil nenhum núcleo como o da Unicamp em uma universidade. "Se existir", afirmou, "deve remeter mais à parte histórica do teatro, não à pesquisa que temos feito."

O espetáculo conta a estória de um grupo de pessoas do interior que busca a fama através da música. Tudo se desenrola num bar. São personagens populares, como um cabeleireiro, um motorista, entre outros, que vislumbram a arte como possibilidade de ascensão. As relações são mostradas durante a construção da apresentação, quando ainda preparam suas imagens para o que desejam representar.

A estreia de Os bem-intencionados ocorreu em São Paulo, no Sesc-Pompeia, onde o espetáculo permaneceu em cartaz por dois meses. Agora, a apresentação será feita no Festival Internacional de Teatro (FIT) de Curitiba, nos dias 27 e 28 de março, num dos eventos mais destacados na área. O Lume fica na Rua Carlos Diniz Leitão, 150, na Vila Santa Isabel.