TV Câmara exibe o documentário
‘Rubem Alves – O professor de espantos’

18/01/2013 - 15:46

Rubem Alves:

O escritor e educador Rubem Alves, professor emérito da Unicamp, é o homenageado da TV Câmara com o documentário “Rubem Alves – O professor de espantos”, que vai ser lançado às 21 horas deste sábado, 19, e voltará a ser exibido no domingo (às 2 horas, 13h30 e 20 horas) e na quarta-feira (às 5h30). Dirigida por Dulce Queiroz, a produção da emissora faz parte da Série Memórias, que traz a biografia de grandes personalidades brasileiras. Assista
 

O título do documentário diz respeito à proposta de Rubem Alves sobre um novo tipo de professor, cuja missão fundamental não seja a de ensinar matemática, português ou geografia às crianças, e sim a de “provocar a inteligência, a curiosidade, o espanto”. “O objetivo da educação não é ensinar coisas que já estão nos livros e na internet, é criar a alegria de pensar. Não é o professor quem ensina, é a criança quem pergunta e interage. Ninguém é incentivado a ler porque o professor mandou, pois a leitura é uma relação amorosa, sendo preciso criar o gosto pela leitura.”

A produção da TV Câmara retrata Rubem Alves como “homem-metamorfose”, considerado um dos maiores pensadores da educação no Brasil. “Pedagogo, filósofo, escritor, psicanalista, teólogo, o menino de Minas Gerais que sonhava em ser pianista vai, ao longo do documentário, se transformando: primeiro, é o Rubem Alves que se torna pastor da Igreja Presbiteriana e vê sua fé ruir em pleno regime militar ao ser vítima da cumplicidade entre Estado e Igreja”, ressaltam os divulgadores.

Na sequência é contada a experiência do homenageado como educador e filósofo no universo acadêmico, descobrindo “nos intramuros das universidades que ainda estamos muito longe de entender e assumir as falhas de nossas escolas”. E chega-se à idade madura, quando, “mais uma vez, Rubem Alves se reinventa: deixa de ser o homem do texto acadêmico para se dedicar à literatura e poesia”.

Para sintonizar a TV Câmara, as opções são: Net Campinas, canal 7; canal digital experimental em São Paulo, canal 61; Sky, canal 113; e DirecTV, canal 235. Para outras cidades, o portal da Câmara dos Deputados

 

Comentários

Terminei de assistir completamente sensibizada e grata aos criadores deste fantástico documentário que bem merece uma premiação pela qualidade de informação que não fugiu à verdade e à essência do autor que, indiscutivelmente, para mim, é o maior deste nosso tempo! Amo Rubem Alves e se "peças" o Parkinson lhe pregar" sereias uma entre tantos a lhe segurar e apoiar. Grata!

Email: 
mavedantaina@hotmail.com

"Lições de Feitiçaria" foi a primeira primeira obra que li de Rubem Alves. Desde então fui enfeitiçada pelo escritor. Sabe Rubem Alves, eu tive um bar e no bar tinha uma gaiola. Linda e com a porta sempre aberta. Um toque de liberdade. A pedagogia da Gaiola precisa ser aplicada e digerida pelos novos educadores para que façam surgir uma nova educação. Parabéns TV CÂMARA pela iniciativa de oferecer a nós, brasileiros, a oportunidade de beber nessa fonte de tão distinta sabedoria: os saberes de Rubem Alves.

Email: 
cidacarneiro2011@hotmail.com

Excelente. Todo professor deveria seguir o exemplo de Rubem Alves.

Só vi uma parte do documentário, gostaria imensamente de poder ver na íntegra.

Alguém sabe se é possível obter um link? Tenho procurado dia a dia a programação da TV câmara - estou em Brasília - mas não foi novamente inserido.

agradeço se alguém puder disponibilizar essa informação.
Anna Luiza Ramsthaler

Email: 
ramsthaleraluiza@gmail.com

Sou eternamente grata por ter lido os textos de Rubem Alves, e com certeza os meus futuros alunos agradecerão também. Homem de palavras carregadas de sentimentos e emoções. Busco nas suas palavras refrigério para meus sonhos... Acredito nos anseios de uma educação mais tênue, formadora de poetas, pianista, pintores, escritores e apaixonados.
Afinal, queremos é ter um caso com a vida, consoante Rubem Alves.

Sou eternamente grata por ter lido os textos de Rubem Alves, e com certeza os meus futuros alunos agradecerão também. Homem de palavras carregadas de sentimentos e emoções. Busco nas suas palavras refrigério para meus sonhos... Acredito nos anseios de uma educação mais tênue, formadora de poetas, pianista, pintores, escritores e apaixonados.
Afinal, queremos é ter um caso com a vida, consoante Rubem Alves.

Email: 
jesuseocaminho@outlook.com

Sou pregador do caos, da desconstrução, continuamente maldito e incompreendido. Problematizo sem amarras e aguardo por uma Educação Estética que talvez nunca tome forma. Mas encontro alento em Rubem Alves e me motivo a continuar reflexivamente sonhando. Obrigado, querido pensador!

Email: 
elielpires@bol.com.br

Fiquei maravilhada com a qualidade da entrevista, principalmente, orgulhosa de ter Rubem Alves, brasileiro, não como vulto do passado, mas um presente, presente no meu tempo.

Simples, direto e profundo. Estilo inconfundível. Emoção inevitável.

Em meio aos escombros, ao caos à escuridão, somente a alma, a vontade consciente, a lógica, a dialética, a pesquisa, especialmente ancorados pelo pensamento coerente e estético, sob o signo da crítica rigorosa podem nos levar ao mundo mais compreensivo, sendo que nosso "ver como" poderá ultrapassar as poeiras, as barreiras e as teias da ignorância humana.Por isso e outras questões, o CONHECIMENTO SISTEMATIZADO/CRÍTICO reforçam e muito os significados do mesmo e da realidade...
Que sua alma como um todo, Rubem Alves, tenha paz, leveza, recompensas...que só mesmo você(ele) saberá nesse caminho, talvez de infinitudes.

Email: 
carfsilva@ig.com.br