Vestibular: 2ª fase começa domingo

09/01/2013 - 13:36

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) inicia no próximo domingo, dia 13 de janeiro, a segunda fase do Vestibular Unicamp 2013. As provas serão realizadas em três dias consecutivos: 13, 14 e 15 de janeiro, em 18 cidades do país - Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. A duração da prova é de quatro horas em cada um dos dias. O acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas. 15.352 candidatos estão aprovados para a segunda fase. Eles disputam 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade pública de Medicina de São José do Rio Preto. Este ano, o Vestibular Unicamp recebeu, pelo quarto ano consecutivo, um número recorde de inscrições: 67.408 inscritos.

Os candidatos devem consultar seu local de provas na página da Comvest na internet (www.comvest.unicamp.br). Os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas, já que eles não são necessariamente os mesmos onde realizaram a primeira fase. Além dos locais, também há mudança de cidade nos seguintes casos: os candidatos que fizeram a primeira fase em Sumaré farão a segunda fase em Campinas; aqueles que fizeram a primeira fase em São Bernardo do Campo farão a segunda em Santo André.

Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito e congestionamento em alguns locais. Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecerem o caminho.

A segunda fase é constituída de cinco provas. Os candidatos respondem a 24 questões dissertativas a cada dia de prova, sendo:

1º dia (13/1) – Prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa (12 questões) e prova de Matemática (12 questões);
2º dia (14/1) – Prova de Ciências Humanas e Artes (18 questões) e prova de Língua Inglesa (6 questões);
3º dia (15/1) – Prova de Ciências da Natureza (24 questões).

Todos os candidatos aprovados devem fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. Os candidatos aos cursos com provas de habilidades específicas (que serão realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro) deverão consultar as orientações para a realização dos exames, como locais e horários, na página da Comvest na internet. Os cursos que exigem provas de habilidades específicas são Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

O que levar e não levar para a prova
Atenção
: é proibido que os candidatos entrem nas salas de prova portando celulares. O candidato que for pego com celular (ainda que desligado e/ou sem bateria), durante a realização das provas, será eliminado do Vestibular Unicamp. Para evitar transtornos em sala, os candidatos flagrados com celular serão informados da eliminação, posteriormente, após análise e parecer da coordenação da Comvest sobre os casos registrados em ata. Na primeira fase do Vestibular Unicamp 2013, 103 candidatos foram eliminados por descumprirem com a regra. Não haverá lugar para guardar o celular.

Os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.