Zeferino Vaz, Inova e
Pibic entregam prêmios

13/12/2012 - 16:35

/
Reitor Fernando Costa

Reitor Fernando Costa

Professora Simone Silva de Deos, do IE

Professora Simone Silva de Deos, do IE

Distinções durante o prêmio Pibic

Distinções durante o prêmio Pibic

Público no Centro de Convenções

Público no Centro de Convenções

Professora Ana Bentes, do IEL

Professora Ana Bentes, do IEL

Entrega do Prêmio Inova

Entrega do Prêmio Inova

Ronaldo Pilli entrega Prêmio Pibic

Ronaldo Pilli entrega Prêmio Pibic

Quarenta e quatro pessoas da comunidade da Unicamp foram distinguidas com prêmios pela Universidade na tarde desta quinta-feira, no Centro de Convenções, em uma das últimas solenidades do ano destinadas a agraciar professores, alunos e pesquisadores. Numa mesma cerimônia foram premiados pela sua excelência de seus trabalhos os ganhadores do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” e daqueles que foram destaque no XX Congresso Interno de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e no Prêmio Inova de Iniciação à Inovação 2012.

O reitor da Unicamp, professor Fernando Costa, abriu a solenidade diante de uma atenta plateia que veio prestigiar os premiados de diferentes unidades de ensino e pesquisa. A mesa de autoridades foi composta ainda pelo professores Ronaldo Aloise Pilli, pró-reitor de Pesquisa; Renato Pavanello, representando o professor Euclides de Mesquita Neto, pró-reitor de Pós-Graduação; José Irineu Gorla, representando o professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários; Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação; Roberto Lotufo, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp; e Patricia Magalhães de Toledo, diretora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Inova Unicamp. O evento reuniu autoridades, docentes, funcionários e estudantes da Universidade, além de familiares e amigos dos contemplados.

O Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, que destacou 18 professores nesta edição, reconhece o desempenho acadêmico excepcional dos docentes, avaliados de acordo com seus relatórios trienais de atividades. Conheça os premiados.

Esse Prêmio é conferido anualmente a docentes ativos que atuam em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que tenham se sobressaído nas suas funções de docência e pesquisa. Cada unidade de ensino e pesquisa indica um premiado por ano, dentre os que apresentaram relatório trienal de atividades do ano anterior. Os selecionados passam por várias etapas de exame por especialistas externos à Unicamp e seus nomes são declinados e ganham visibilidade.

A professora do Instituto de Economia (IE) Simone Silva de Deos recebeu pela primeira vez o prêmio Zeferino Vaz, instituído em 1990. Segundo ela, esta distinção considera (premiando) o trabalho acadêmico em todas as suas dimensões. “Temos procurado desenvolver várias atividades e, ao mesmo tempo, desempenhar com esforço e dedicação a docência e a pesquisa”, pontuou, satisfeita com o prêmio. Na cerimônia, veio acompanhada pelo marido Eduardo e pela filha Teresa.

Os certificados pelo prêmio Pibic foram entregues a 20 alunos de graduação que se distinguiram pela qualidade científica dos seus trabalhos apresentados durante o XX Congresso Interno de Iniciação Científica. Foram exibidos 1.465 trabalhos e selecionados os 20 melhores por uma banca externa à Unicamp. Veja os agraciados pelo Pibic

Orgulhosa de orientar a sua aluna Ana Paula Lino no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), a professora Ana Christina Bentes acredita que o prêmio adveio de uma conjunção de ações, sobretudo pelo grande aproveitamento da aluna com a sua pesquisa, propiciada graças a uma bolsa de incentivo do Banco Santander, para viagem ao exterior. Ela esteve cumprindo algumas disciplinas na Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) e voltou com um amplo material. O resultado foi um minicurso, várias exposições fotográficas e publicações sobre a mulher na cultura andina, em que abordou questões de gênero.

Ana Paula fala a língua quechua e teve a grata tarefa de entrevistar mulheres que viviam no Vale do Rio Mantaro, na província de Huan Cayo, uma comunidade rural baseada na prática têxtil e agropecuária. Avaliou a mulher e o corpo feminino na cosmovisão andina. Foi assim que concluiu que os aspectos coloniais e andinos caminham juntos, mas se contrapõem. Enquanto as mulheres diziam que tinham que ter consciência espiritual do seu corpo, tinham que cumprir a função dada por Deus: a procriação. “As mulheres", notou ela, "acham que têm uma força especial que vem da terra e demonstraram ser bastante místicas. “Só recebi esse prêmio porque contei com a ajuda da minha orientadora, do pessoal do IEL e da população do Peru”.

Inovação

O Prêmio Inova homenageou alunos e professores das áreas Biológicas, Exatas e Tecnológicas. Além de serem presenteados com um kit da Agência de Inovação, seis alunos bolsistas dos projetos selecionados receberam certificados e bonificação de R$ 3 mil cada. Os professores orientadores também foram homenageados no evento. “O objetivo era analisar projetos de iniciação científica e identificar os que possuem maior potencial de chegar ao mercado em forma de processos ou serviços. O prêmio vai ao encontro de um dos escopos de atuação da Inova Unicamp, que é justamente auxiliar docentes e pesquisadores que possuem projetos de pesquisa e, assim, atrair empresas para continuar seu desenvolvimento tecnológico e, posteriormente, disponibilizar a tecnologia para a sociedade”, explicou Lotufo.

De acordo com Fernando Costa, a criação da Inova Unicamp fortaleceu ainda mais a cultura de propriedade intelectual da Universidade. “A instituição tradicionalmente possui papel de destaque na área da inovação, sendo a segunda maior depositante de patentes do país. A Inova promove o auxílio à comunidade acadêmica no escopo da inovação, e o prêmio mostra o reconhecimento da Agência de trabalhos com potencial de aplicabilidade e que mantêm a linha acadêmica e de pesquisa”, ressaltou.

Fernando Costa enfatizou que a cada edição desses prêmios verifica-se abundância de talentos jovens na Unicamp e que a Universidade se orgulha muito do esforço que cada um deles faz para obter excelência, fatores notavelmente presentes no ensino, na pesquisa e na extensão à comunidade, refletida em políticas públicas no país e atividades comunitárias. O reitor parabenizou os premiados, salientando o importante papel dos orientadores e da comunidade universitária como um todo. "É um orgulho termos pessoas como vocês", declarou.

De acordo com o professor Pilli, os prêmios reconhecem alunos e docentes com desempenho notável no último ano. “Esta homenagem é uma forma pública de reconhecer esforços de alunos e docentes que tiveram destaque nos âmbitos", disse. 

Confira abaixo os homenageados no Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e suas respectivas linhas de pesquisa:

Óleo essencial de citrus nobilis e citrus aurantifolia: perfil químico por cg-ms, desenvolvimento tecnológico e avaliação in vitro da atividade antimicrobiana e do efeito na dinâmica da formação da placa bacteriana
Aluna: Giovana Signorelli Astolfi Cury
Orientador: Professor Marcos José Salvador

"Influência do tratamento in vivo com nifedipina e coenzima Q10 sobre o processo de degeneração/regeneração muscular em camundongos mdx"
Aluna: Amanda Harduim Valduga
Orientadora: Professora Elaine Minatel

Atribuição de fonte impressora
Aluno: Giuliano Roberto Pinheiro
Orientador: Professor Anderson de Rezende Rocha

Produção de etanol a partir do bagaço de laranja
Aluna: Diana Martiniak Firbida
Orientadora: Professora Ljubica Tasic

Formação de emulsões em microcanais
Aluna: Fernanda Schiavolin Birribilli
Orientador: Professora Rosiane Lopes da Cunha

Preparação de filmes de biopolímeros e efeitos da esterilização térmica na incorporação e liberação do fármaco diclofenaco de sódio
Aluno: Rogério Aparecido Bataglioli
Orientadora: Professora Marisa Masumi Beppu