Elza Cotrim é homenageada
por aposentadoria na FCM

06/12/2012 - 14:26

Elza Cotrim: homenagens na FCM

A médica e gastroenterologista Elza Cotrim Soares foi homenageada nesta quinta-feira (6) por conta de sua aposentadoria efetivada no final de outubro. A cerimônia aconteceu no anfiteatro do Gastrocentro da Unicamp e contou a presença de docentes, médicos-residentes, funcionários, alunos, amigos e familiares. Foram várias as homenagens à primeira mulher a ser chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e propor e promover, no início da década de 1980, a discussão pela reforma do ensino médico.

Elza Cotrim influenciou e formou gerações de médicos, além de ser pioneira na publicação de uma pesquisa brasileira sobre gastrina, um hormônio que estimula a secreção de suco gástrico no estômago, na revista Gastroenterology. Expressões como “guerreira”, “generosa”, “assombrosa competência” e “ídala” não faltaram nos discursos emocionados que se seguiram às homenagens.

“Quem conhece a Elza sabe que ela poderia ter ficado em Maceió. Mas ela era uma mulher consciente. Decidiu largar tudo. Abraçou a solidariedade e decidiu lutar pela Universidade de nossos sonhos. Do ponto de vista intelectual, sua vida não vai encerrar aqui. Apesar da aposentadoria compulsória, você vai continuar sonhando”, disse o médico José Murilo Zeitune, chefe da área de gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica da FCM.

De acordo com o diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad, a aposentadoria compulsória remonta às normas do funcionalismo público da década de 1930 e precisa ser revista. Saad, disse que por causa da aposentadoria compulsória a faculdade está perdendo professores em plena lucidez, com motivação e experiência para continuar lecionando e desenvolvendo pesquisas. Ainda segundo Saad, Elza representa uma geração de professores que se formaram numa época em que a profissão médica tinha o status da “arte de curar”.

“Perdemos e deixamos de transmitir isso aos nossos alunos de maneira adequada. Uma das características de Elza é a sua capacidade de se indignar. São poucos os professores que passam por uma escola médica e deixam exemplos a serem seguidos. Elza, com certeza, é um exemplo marcante para as futuras gerações”, disse Saad.

Elza Cotrim Soares é professora titular da disciplina de gastroenterologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1967) e doutorado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1975). Foi professora visitante no Royal Postgraduate Medical School (Universidade de Londres), em 1983. Fez estágio em abordagem clínica do transplante hepático, em Birminghan, UK, em 1993. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em gastroenterologia e hepatologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: hepatite C, esquistossomose mansoni, fibrose hepática, complicações da cirrose hepática, carcinoma hepatocelular e transplante hepático.