Praça do Básico será entregue 2ª

O pró-reitor Roberto Rodrigues Paes

O pró-reitor Marcelo Knobel

Flávia Garboggini (esq) e Rute Alves

A Unicamp entregará na próxima segunda-feira (3/12) à comunidade interna a primeira etapa do projeto de requalificação da Praça do Ciclo Básico e Arredores. Graças às intervenções executadas, o local deixará de ser usado somente como ponto de passagem para reassumir a sua característica original, que é a de servir como espaço de vivência para as pessoas que trabalham, estudam e visitam o campus de Campinas. Nesta fase, a Universidade investiu aproximadamente R$ 4,5 milhões nas obras físicas da praça. “Trata-se de uma obra importante na medida em que ela oferece um espaço muito agradável de convivência e lazer para todos os frequentadores do campus”, considera o titular da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), professor Roberto Rodrigues Paes.  A concepção do projeto arquitetônico ficou a cargo da Coordenadoria de Projetos da FEC (Cproj) e o desenvolvimento e a execução da obra, com a Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO), órgão ligado à PRDU.

A primeira etapa do projeto de requalificação da Praça do Básico compreendeu uma série de intervenções. De acordo com Flávia Brito Garboggini, arquiteta da CPO e autora de uma tese de doutorado sobre o tema, o objetivo principal das ações, que foram estendidas também às áreas de entorno, foi oferecer à comunidade interna e aos visitantes um espaço de convivência, bem como promover a conexão entre o campus e a cidade ao seu redor. Assim, foram promovidas melhorias na iluminação, adequação das calçadas, instalação de novos mobiliários urbanos, construção de uma marquise, entre outras. “Um aspecto importante é que essas intervenções foram feitas contemplando também a questão da acessibilidade”, assinala.

De acordo com Rute Alves, assistente técnica da Pró-Reitoria de Graduação, o conceito que orientou as obras foi o de que o ensino e a aprendizagem não ocorrem somente na sala de aula. “A valorização de um espaço público como este contribui para a aproximação das pessoas. A convivência e a troca de experiências são importantes para o avanço das atividades desenvolvidas por elas na Universidade”, considera. Ela lembra que a praça também contará com espaços para apresentações culturais de diferentes ordens. Para o pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel, as intervenções têm por meta tornar a Unicamp um local mais agradável.

Rute observa que na próxima segunda-feira serão entregues as obras físicas referentes à primeira etapa do projeto de requalificação. Ainda em dezembro, serão iniciados os trabalhos de implantação do projeto paisagístico. Posteriormente, novas obras serão realizadas na região, de modo a contemplar as próximas fases do projeto global de reurbanização da praça. Uma delas é a construção do prédio do Ciclo Básico 3, cujos recursos, da ordem de R$ 7,5 milhões, já estão previstos no orçamento da Unicamp.

O novo espaço abrigará laboratórios de ensino de uso compartilhado por todos os cursos de graduação. O complexo de laboratórios, com um total de 7.450m2, ficará localizado em frente ao Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), tendo sido projetado para também oferecer espaços de socialização que visam intensificar o uso da praça central da Universidade para o convívio e o lazer.

A inauguração da primeira etapa do projeto de requalificação da Praça do Ciclo Básico e Arredores acontecerá a partir das 18 horas da próxima segunda-feira. Na ocasião, haverá apresentações do Coral Zíper na Boca, da Big Band Independente do Instituto de Artes (IA) e do espetáculo “As presepadas de Damião”. Um dos convidados para a solenidade é o arquiteto João Carlos Bross, autor do projeto original do Ciclo Básico. Ele já previa a construção de três unidades na praça central da Universidade.