Unicamp leva dez dos 44
Prêmios Capes de Tese

22/11/2012 - 15:10

A Unicamp ganhou dez dos 44 prêmios das melhores teses de doutorado do Prêmio Capes de Tese – Edição 2012, além de sete menções honrosas. O anúncio foi feito através do Diário Oficial da União. Foram selecionadas as melhores teses de doutorado defendidas em 2011, dentre as 47 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). “Com o resultado, conseguimos chegar a um quarto das teses concorrentes (23%). É a primeira vez que ficamos na frente em número de teses premiadas, mas é importante enfatizar que sempre ficamos entre as melhores colocações”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação da Unicamp Euclides de Mesquita Neto.

O pró-reitor vibrou com a notícia e tão logo soube do resultado fez questão de enviar uma carta parabenizando os diretores e coordenadores de pós-graduação da Universidade. Para ele, esta distinção reflete em grande medida um trabalho que vem sendo feito pela comunidade da Unicamp que atua na área de pesquisa e de pós-graduação.

Ao ler a Portaria nº 160, de 20 de novembro do corrente, o pró-reitor verificou que quatro prêmios foram concedidos à área de Humanas, Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), três à área médica, Biologia e FOP e três às áreas de Exatas e Engenharia. A área de Humanas ganhou mais prêmios: o IE, o IEL e o IFCH. “O fato de as Humanas se destacarem neste ano mostra a ótima qualidade dos cursos de pós-graduação nessa área”, constatou o professor Euclides.

No dia 13 de dezembro haverá a outorga do Grande Prêmio Capes de Tese aos vencedores, ainda a serem divulgados. No ano passado, a Unicamp recebeu dois deles. A cerimônia de entrega dos prêmios aos autores e da distinção aos respectivos orientadores e programas de pós-graduação ocorrerá no edifício-sede da Capes, em Brasília-DF. O Grande Prêmio seleciona, dentre as ganhadoras do Prêmio Capes de Tese, a melhor em cada um dos três grupos de grandes áreas.

Cada um dos grupos homenageia um renomado cientista brasileiro que tenha desenvolvido trabalhos importantes em uma dessas áreas. Nesta edição, serão homenageados Carlos Ribeiro Diniz, para a grande área de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Milton Santos, para a grande área de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); e Carolina Martuscelli Bori, para a grande área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino). Saiba mais informações no site da Capes

Leia no Jornal da Unicamp uma das teses premiadas.