Professores da Unicamp participam de
evento sobre inovação no ensino em Harvard

06/11/2012 - 08:51

Grupo do Brasil em Harvard

Com financiamento da Capes, um grupo formado por quinze professores da Unicamp, 12 do ITA e cinco da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participou, na semana passada, do curso Strategies for Innovation in Engineering Education in Brazil, em Harvard, no Estados Unidos. O curso foi organizado pelo Latin American Scholarship Program for American Universities (LASPAU), uma entidade filiada à universidade americana e que se dedica a promover ações visando à melhoria do ensino universitário especialmente, mas não unicamente, na América Latina. As três universidades brasileiras participantes têm em comum a vontade de modernizar seu ensino de engenharia, para que ele se torne compatível com o que existe de mais avançado no mundo. Dentre os professores da Unicamp foram incluídos representantes do IFGW, FEC, FEA, IC, FEQ, FEM, FT, FEEC, FCA e Feagri.

No primeiro dia de atividades, com o fechamento da  Universidade de Harvard em consequência do furacão Sandy, a equipe realizou reuniões no próprio hotel em que estava hospedada, o que permitiu uma importante troca de experiências entre os professores. “Nessas discussões foi possível perceber que alguns dos problemas que afligem as três intituições brasileiras são muito parecidos, e não diferem muito dos problemas identificados em escolas como Harvard e MIT e que levaram essas universidades a propor uma nova maneira de formar engenheiros”, revela Gabriela Celani, professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e assessora da Pró-Reitoria de Graduação. Segundo ela, parece ser consensual que os principais problemas nas escolas de engenharia são: a falta de motivação dos alunos nos primeiros anos do curso, quando o conhecimento básico é apresentado de maneira desvinculada da prática e com foco apenas na resolução de problemas numéricos, sem que isso necessariamentente resulte em conhecimento conceitual; e a falta de oportunidades para o desenvolvimento de habilidades complementares, como a capacidade de comunicação, o empreendedorismo e uma visão mais humanística da sociedade e do meio ambiente.

Ao longo dos quatro dias do curso, que incluíram palestras, workshops e uma visita ao Olin College (Massachusetts), os professores conheceram as técnicas pedagógicas e o redesenho curricular implementados nas principais escolas do mundo para superar esses problemas. O programa contou com a participação de professores que promovem métodos de ensino inovadores, como Eric Mazur, professor de Física de Harvard e criador do método conhecido como just-in-time teaching; David Darmofal, professor do Departamento de Aero-Astro do MIT; Janet Rankin, do Teaching and Learning Lab do MIT, que promove o ensino baseado em laboratórios, e Robert Martello e Jonathan Stolk, professores do Olin College, que descreveram sua experiência de ensino interdisciplinar envolvendo ciência dos materiais e história da tecnologia. Além disso houve apresentações sobre tendências em ensino de engenharia, como a de Ruth Graham, que coordenou um número do Journal of Engineering Education sobre esse tema, e a de Richard Miller, presidente do Olin College, que falou sobre os objetivos dessa escola dedicada exclusivamente a formar engenheiros para o Século XXI.

Como compensação pelo dia de aula perdido, em consequência do furacão, o LASPAU enviará os professores que não puderam ir a Boston na semana passada para finalizarem o programa aqui no Brasil, em local e data a serem definidos. Além disso, estão previstas uma série de reuniões entre os professores que participaram do evento – eles vão estudar a melhor forma de implementação das novidades em seus cursos nas três universidades. O grupo acredita que a melhor forma de conseguir uma verdadeira transformação é por meio de um trabalho colaborativo envolvendo as três universidades, o que, de acordo com Celani, permitirá a troca de experiências e o acompanhamento externo do progresso obtido por cada uma.

O programa completo do curso e uma lista de leituras sobre o tema podem ser acessados no link https://laspau.org/idia/?p=1161