Pró-reitor Roberto Rodrigues Paes
abre a quarta edição do Simtec

06/11/2012 - 13:24

/
O pró-reitor Roberto Paes: transformação

O pró-reitor Roberto Paes: transformação

Abertura do IV Simtec

Abertura do IV Simtec

O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Em suas palavras durante a abertura do IV Simpósio de Profissionais da Unicamp (Simtec), o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Roberto Rodrigues Paes, resgatou a fala do jagunço Riobaldo, o narrador e protagonista de Grande Sertão Veredas, obra de Guimaraes Rosa. A intenção, segundo Roberto Paes, foi expressar a transformação desejada que Simpósio provoque nos funcionários da Unicamp. 

“Eu queria lembrar do Guimarães Rosa, quando ele diz o seguinte: as pessoas não estão findas, as pessoas não estão prontas, as pessoas não estão terminadas, as pessoas modificam e se transformam permanentemente. Portanto eu desejo que este encontro, de hoje e amanhã, contribua para as transformações desejadas. E que estas transformações, permanentes, façam da Unicamp cada vez mais uma das melhores universidades do mundo”, disse o pró-reitor. Na ocasião, ele representou o reitor Fernando Ferreira Costa. 

Também presente na abertura, Edison Cardoso Lins, coordenador da Comissão Organizadora do Simtec e gerente do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), ressaltou a quantidade e qualidade dos trabalhos inscritos.  “O Simtec teve na sua origem o desafio de mostrar a participação do funcionário no ambiente da academia. Na quarta edição do evento isso está muito visível. Os trabalhos estão cada vez mais qualificados, cada vez mais expressando essa face acadêmica do profissional. E a quantidade de trabalhos mostra a pujança da produção profissional da Unicamp”, afirmou.

O evento, organizado por servidores das diversas carreiras, conta com 334 trabalhos inscritos na forma de pôsteres. São esperados para os dois dias de Simpósio a participação de aproximadamente 1,5 mil funcionários. A quarta edição tem como tema Conhecimento e experiência: reconhecendo fronteiras e construindo pontes

A cerimônia de abertura também contou com as participações dos pró-reitores de Graduação, Marcelo Knobel; de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, do ex-reitor José Tadeu Jorge; da diretora da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), Gláucia Beatriz Freitas Lorenzetti; e do coordenador de Políticas de Emprego e Renda do Governo do Estado de São Paulo, José Roberto Fukumaru. A programação completa do Simpósio pode ser conferida no endereço eletrônico.