IV Simtec conta 334 trabalhos

05/11/2012 - 15:15

Edison Lins

Exposição de pôsteres do III Simtec

Um painel representativo da experiência profissional dos funcionários da Unicamp será apresentado à comunidade interna e à sociedade em geral durante o IV Simpósio de Profissionais da Unicamp (Simtec), marcado para esta terça e quarta-feira (6 e 7), no Centro de Convenções da Universidade. O evento, organizado por servidores das diversas carreiras, contará com a exposição de 334 trabalhos na forma de pôsteres. Até a manhã desta segunda-feira (5), a organização havia registrado a inscrição de cerca de 1.500 participantes, com possibilidade de ampliação. O tema central do IV Simtec é “Conhecimento e experiência: reconhecendo fronteiras e construindo pontes”.

De acordo com o coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Edison Lins, que também é coordenador da Comissão Organizadora do Simtec, o objetivo do simpósio é mostrar a importância da participação desses profissionais no esforço contínuo da Universidade para atingir níveis de excelência em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como nas áreas de administração e gestão. “O comprometimento do quadro técnico da Unicamp com essas questões é grande, e vem desde a fundação da instituição”, afirma.

Lins destaca que a cada ano que passa, a qualidade dos trabalhos apresentados cresce. Dos 334 trabalhos aprovados nesta edição, 36 foram selecionados pela Comissão Científica para serem apresentados de forma oral pelos seus idealizadores. Além da exibição dos pôsteres, observa Lins, o IV Simtec também contará com outras atividades. Nas semanas que antecederam o evento foram realizados diversos minicursos. Nos dois dias do simpósio ocorrerão palestras e mesas-redondas, além de apresentações culturais.

A cerimônia de abertura do evento terá como convidados o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, e o secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, David Zaia. Mercadante também é o convidado para ministrar a conferência inicial do Simtec. Ainda no primeiro dia do simpósio, o jornalista e apresentador de TV Marcelo Tas fará uma palestra com o tema “Redes Sociais: virtudes e efeitos da nova comunicação digital”.

Já no segundo dia, uma das atrações será o ator Lima Duarte, que falará sobre suas trajetórias individuais e coletivas. “O Lima Duarte será a primeira personalidade a receber o Troféu Simtec, como reconhecimento ao conjunto de sua obra. A cada edição, vamos oferecer o troféu a pessoas de dentro ou de fora da Universidade com elevado destaque em suas áreas de atuação”, adianta Lins.

Segundo ele, além de destacar a experiência profissional dos funcionários da Unicamp, o Simtec também é um importante momento de integração entre os servidores técnicos e administrativos. A programação completa do simpósio pode ser conferida neste endereço eletrônico. As inscrições podem ser feitas até momentos antes do início das atividades.

Mais sobre o tema

A faceta acadêmica dos funcionários da Unicamp