Inova Unicamp lança vitrine
tecnológica em seu novo portal

05/11/2012 - 18:04

A Agência de Inovação Inova Unicamp acaba de atualizar seu novo portal na Internet. O site foi desenvolvido integralmente por profissionais da Agência com o intuito de se tornar mais objetivo, dinâmico e interativo ao seu público alvo – docentes, alunos, pesquisadores e comunidade externa à Unicamp. Seu grande diferencial consiste em um novo espaço para a chamada vitrine tecnológica. “A vitrine tecnológica foi criada para facilitar a visualização por empresas interessadas em licenciar e continuar o desenvolvimento de tecnologias oriundas da Unicamp para disponibilizá-la para a sociedade. A Unicamp é conhecida não só por sua excelência em pesquisa, como também no âmbito da inovação”, explica Roberto Lotufo, diretor executivo da Agência.

De acordo com o diretor, após o depósito de uma patente da Unicamp, a equipe interna da Agência produz um perfil referente à tecnologia com o objetivo de destacar seu diferencial, seu potencial mercadológico e de comercialização. “Juntamente com o pesquisador, os analistas da Inova Unicamp realizam o pedido de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em seguida, essa tecnologia é divulgada às empresas interessadas em continuar o desenvolvimento da tecnologia”, ressalta.

Com a vitrine tecnológica, os interessados poderão fazer uma busca simples, dividida por áreas de interesse. “Ao entrar em nosso novo portal, as empresas interessadas em licenciar uma tecnologia da Unicamp poderão fazer buscas por áreas, que estão divididas em 14 categorias – agricultura e saúde animal, alimentos e bebidas, biotecnologia, energia e combustíveis, construção civil, materiais, moda, nanotecnologia, papel e celulose, química, saúde e bem-estar, software, tecnologia da informação e tecnologias verdes”, afirma Patricia Magalhães de Toledo, diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Inova Unicamp.

Caso a empresa se interesse por alguma das tecnologias disponíveis na vitrine, Patricia explica que a empresa deve contatar a Inova Unicamp. “A Agência auxilia em todo o processo, inclusive no contato com o pesquisador. O objetivo é fortalecer ainda mais a relação universidade-empresa e, a partir de um possível licenciamento, fazer com que a empresa comercialize a tecnologia e consequentemente faça com que ela beneficie diretamente a sociedade como um todo”, ressalta.

Outra novidade do novo portal da Agência é a segmentação realizada com o intuito de tornar o site mais atrativo para seus públicos específicos. No menu principal, observa-se a divisão em “Comunidade Unicamp”, “Empresas” e “Empreendedores. De acordo com Patricia, essa diferenciação foi feita para que o público-alvo encontre a informação que necessita rapidamente. “A ideia é que o site se divida nos diversos escopos de atuação da Agência para que, assim, a informação procurada seja acessada de maneira mais ágil e eficiente”, afirma.

Além disso, os interessados em receber notícias sobre tecnologias, eventos e redes sociais da Inova possuem a opção de se cadastrarem no final da página principal. Para conhecer o novo site da Agência, acesse www.inova.unicamp.br.

Novo portal da Agência de Inovação Inova Unicamp