Vencedora do Estante

Silvia Furegatti premia Stephanie

Alunos selecionados

Cerimônia

A Feira Literária Internacional de Frankfurt de 2013, uma das mais almejadas do mundo, receberá a visita da aluna de mestrado em teoria literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp Sheyla Cristina Smanioto Macedo. Ela conhecerá a feira justamente na edição em que o Brasil será homenageado. O presente foi oferecido pela Reitoria da Universidade pelo fato de a pesquisadora ter se destacado como a leitora mais assídua do Projeto Estante Literária, uma iniciativa da Reitoria que tem por objetivo estimular a leitura de romances por alunos de graduação da Universidade. A ferramenta permite que o aluno crie sua própria estante virtual e compartilhe obras de sua preferência e resenhas.

Pouca pretensão e muita leitura. Sheyla aderiu ao projeto sem pensar em prêmio, mas por gosto, como ela mesma explica. Sua única pretensão era potencializar o tempo de leitura, reduzido pelo fato de ter se dedicado à leitura de literatura mais especializada exigida pelo mestrado. “O projeto me ajudou a organizar as leituras. Tenho necessidade de ler”, declara a vencedora. Em Frankfurt, Sheyla terá oportunidade de conferir a edição em que o Brasil será homenageado.

De acordo com o coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), professor Leandro Medrano, a escolha dos vencedores se deu não apenas pela quantidade de livros acessados, mas também pela qualidade das resenhas compartilhadas e da estante como um todo.

Os alunos Stephanie Dorneles Pieruccini, José Eduardo Santos Londe e Gianne Ribeiro Pereira receberam menção honrosa e um vale-livro no valor de R$ 300,00. Uma lista de 30 alunos participantes do projeto foi contemplada com um kit contendo os livros da Editora da Unicamp Byron e Keats: entreversos (tradução de Augusto de Campos), Não sou ninguém, de Emily Dickinson, traduzido por Augusto de Campos; Poesia: Guilherme IX de Aquitânia, tradução de Arnaldo Saraiva.

Entre os selecionados estão Ailton Alex Contin, Alexandra Melli da Silva, Aline Alves Lopes, Arthur Lopes da Silva Valêncio, Bruno Silva de Oliveira, Carolina Blasio da Silva, Clara Coelho Mangolin, Daniel Cantinelli Sevillano, Eduardo Terra Romero, Eliezer de Souza da Silva, Emanuel Amorer Hernández, Gabriel Gäal, Gianne Ribeiro Pereira, Henrique Zoccoli Fanco, Ian Dick de Paula, Jenifer Santana da Silva Monte, Joelton Cleison Arruda do Nascimento, José Eduardo Santos Londe, José Felipe Blasco, Kaio Cesar Nascimento Peixoto, Leonardo Reis da Silva, Marcos Augusto Machado, Maria Erbia Cassia Carnaúba, Paulo de Almeida Sachs, Ricardo Mazza Zago, Sabrina Gracia dos Santos, Sheyla Cristina Smanioto Macedo, Stéphanie Dorneles e Silva Pieruccini, Tommaso Diniz Ferreira David e Yasmin Pinheiro Borba.

A cerimônia encerrou-se com um momento especial: uma declamação cênica do poema Cortar o Tempo, de Carlos Drummond de Andrade pelo ator Ricardo Tejada, aluno de artes cênicas, e pelo músico André Batiston, estudante do curso de música.

De acordo com o pró-reitor de graduação da Unicamp, professor Marcelo Knobel, a expectativa é de que o Estante Literária estenda-se a funcionários e professores.