Prêmio Inventores
homenageia 10 institutos

30/10/2012 - 13:13

Professor José Augusto Mannis, do IA, recebe dois prêmios na cerimôniaNesta terça-feira (30), aconteceu a quinta edição do Prêmio Inventores Unicamp, uma realização da reitoria da Unicamp e da Agência de Inovação Inova Unicamp, que tem por objetivo homenagear docentes e pesquisadores da Unicamp com tecnologias transferidas para a sociedade por meio de licenciamentos para empresas e outras instituições. Ao todo, 13 professores provenientes de 10 institutos da Universidade foram agraciados na cerimônia. A mesa de autoridades foi composta pelo reitor da Unicamp, professor Fernando Costa; professor José Irineu Gorla, representando o professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de extensão de assuntos comunitários; professor Roberto Lotufo, diretor executivo da Inova Unicamp; e Patricia Magalhães de Toledo, diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Inova Unicamp.

Ao longo da cerimônia, Patricia falou sobre a importância do prêmio no âmbito da inovação. “O objetivo é conceder reconhecimento para as unidades que se destacaram na transferência de tecnologias no ano de 2011, de modo a estimulá-las a permanecerem engajadas e comprometidas com a proteção dos resultados da pesquisas e levá-las à sociedade realizando uma parceria com as empresas”, afirma. Em seu discurso, Patricia destacou alguns dados históricos do Prêmio Inventores. “A partir de 2009, passamos a realizar o prêmio anualmente. Ao longo das cinco edições, premiamos um total de 13 institutos da Unicamp”. A diretora destaca o Instituto de Química, que recebeu um total de 16 premiações, e a Faculdade de Engenharia de Alimentos, a segunda mais premiada, com 11 premiações. “A Unicamp é reconhecida não apenas pela sua excelência em pesquisa, mas por sua contribuição à inovação no país, sendo a universidade com maior número de pedidos de patentes e a que mais realiza licenças de tecnologias”, afirma.

Para o professor Lotufo, a concessão do depósito de patente é uma parte de um processo contínuo. “O depósito do pedido de patente é apenas o primeiro passo para concretizar a inovação. É preciso encontrar uma empresa que realize o licenciamento da tecnologia e, em seguida, fazer com que essa tecnologia realmente vire inovação e seja absorvida pelo mercado, beneficiando a sociedade como um todo”, afirma. Segundo o diretor, o papel da Inova Unicamp é justamente auxiliar na proteção de pesquisas no âmbito científico-tecnológico e buscar empresas parceiras que queiram continuar o desenvolvimento da tecnologia para disponibilizá-la à sociedade.

Em seguida, os premiados foram contemplados na cerimônia. A categoria “Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual” reconheceu as unidades da Unicamp com maior envolvimento na proteção dos resultados das suas pesquisas. A partir desse ano, a Inova Unicamp criou uma nova premiação para esta categoria. A Faculdade de Engenharia Química foi a premiada na subcategoria “Unidade com maior número de depósitos de pedidos de patentes em 2011”. Já a Faculdade de Odontologia de Piracicaba conquistou o prêmio de “Unidade com maior taxa de crescimento de depósitos nos últimos cinco anos”.

Fernando Costa, reitor da Unicamp, entrega prêmio para professor Paulo Sérgio Graziano Magalhães, da FeagriAlém disso, outros 10 professores – Alexandre Xavier Falcão, do IC; Pablo Siqueira Meirelles, da FEM; Francisco Maugeri Filho, da FEA; Marcelo Brocchi e Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, do IB; Pedro Luiz Rosalen e Giselle Maria Baron, da FOP; Maria da Graça Stupiello Andrietta, do CPQBa; Maria Helena de Melo Lima, representando o professor Mário José Abdalla Saad, da FCM; e José Augusto Mannis, do IA – foram homenageados na categoria intitulada “Tecnologia Licenciada”, referente ao licenciamento do resultado de suas pesquisas e esforços no ano de 2011.

Em seguida, dois professores foram premiados na categoria “Tecnologia absorvida pelo mercado”. José Augusto Mannis, do Instituto de Artes, e Paulo Sérgio Graziano Magalhães, da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, foram agraciados na categoria de maior destaque da cerimônia. Clique aqui para conferir a matéria publicada no Jornal da Unicamp sobre as peculiaridades dessas duas tecnologias já absorvidas pelo mercado.

Para o professor Mannis, que foi contemplado em duas categorias, o apoio da Inova Unicamp foi fundamental para que o processo de inovação se concretizasse. “A Agência de Inovação teve um papel fundamental para que a tecnologia na área musical conseguisse chegar ao mercado. Descobri potenciais na pesquisa que inicialmente não havia considerado e que pode ter impactos em diversos outros setores”, afirma. Já o professor Pablo parabenizou a Agência de Inovação e a Unicamp por proporcionarem um ambiente sinérgico e propício ao desenvolvimento da inovação. “A aproximação com o setor produtivo não teria sido possível sem o apoio da Inova Unicamp, que nos apresenta constantemente novos horizontes em prol da inovação”.

O reitor Fernando Costa encerrou a cerimônia e falou sobre a importância da inovação no âmbito acadêmico. “O Prêmio Inventores Unicamp destaca um dos aspectos em que a Unicamp é pioneira no Brasil devido à competência de seus docentes e pesquisadores: a inovação tecnológica. A Universidade possui um grande destaque nacional na produção de patentes e licenciamentos, contribuindo assim para a riqueza da sociedade brasileira e para o progresso do país”, finaliza.

Com o propósito de criar um registro online dessa iniciativa feita pela Universidade e preservar a memória do Prêmio Inventores Unicamp e de seus homenageados, a Inova Unicamp criou o site do Prêmio, que pode ser acessado em www.inova.unicamp.br/premioinventores.

Reitor Fernando Costa