FEF promove atividades para
marcar o Dia da Pessoa Idosa

29/10/2012 - 15:49

/
O casal Xavier Macedo

O casal Xavier Macedo

A professora Claudia Regina Cavaglieri

A professora Claudia Regina Cavaglieri

Público acompanha uma das palestras do dia

Público acompanha uma das palestras do dia

O Laboratório de Fisiologia do Exercício (Fisex) da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp promoveu na tarde desta segunda-feira (29) uma série de atividades em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa. O objetivo da iniciativa, além de festejar a data, foi informar à sociedade em geral e aos idosos em particular que a FEF mantém uma disciplina na graduação e uma linha de pesquisa na pós-graduação ligadas à questão do envelhecimento.

As ações em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa foram concentradas no Salão de Danças da FEF. Ao chegarem, os participantes acima de 60 anos foram convidados a preencher uma ficha com alguns dados pessoais. Depois, assistiram a duas palestras, uma sobre “Exercício Físico e Saúde” e outra sobre “Nutrição e Qualidade dos Alimentos”. Depois, participaram de uma oficina de danças de salão.

De acordo com a professora Cláudia Regina Cavaglieri, uma das coordenadoras do Fisex, levar esse tipo de informação aos idosos é muito importante, pois a prática frequente e orientada de atividades físicas ajuda a prevenir doenças e a ampliar a qualidade de vida. “Atualmente, o Brasil tem cerca de 15 milhões de habitantes acima de 60 anos. Em 2020, serão 25 milhões. Queremos mostrar para esse público da região de Campinas que a FEF está atenta às necessidades do segmento, que precisa envelhecer com saúde”, explica.

O aposentado Xavier Macedo e sua esposa Maria Luiza participaram das atividades organizadas pela FEF. Ambos disseram considerar a prática de exercícios físicos importante para manter a saúde em dia. “O brasileiro já é acomodado por natureza. Sendo assim, acho importante incentivá-lo a praticar exercícios, principalmente com acompanhamento de profissionais da área de educação física”, afirmou Macedo, que faz caminhadas diárias.