Mostra fotográfica “Ofício e Memória”
começa nesta sexta no Parque das Águas

25/10/2012 - 13:50

O Grupo de Pesquisa Memória e Fotografia (GPMeF) do Centro de Memória – Unicamp (CMU) realiza a partir desta sexta (26), no Parque das Águas, em Campinas, a mostra fotográfica “Ofício e Memória”. Em 33 painéis, pesquisadores do grupo mostram em fotos e depoimentos a diversidade que caracteriza atividades profissionais que persistem no tempo, seja pelo processo, seja por práticas culturais. Fotógrafo lambe-lambe, sapateiro, luthier, alfaiate, maquinista e barbeiro estão entre os profissionais que posam e falam de seu trabalho. A exposição pode ser vista até o dia a 31 de janeiro de 2013.

A exposição focaliza ofícios que, apesar da atualização dos processos, conservam traços do antigo de forma ressignificada. “São registros que evidenciam a memória de ofícios, não abrem mão da modernidade e permanecem, configurando um universo de atividades aprendidas muito longe dos bancos escolares”, afirma o jornalista Amarildo Carnicel, coordenador do GPMeF e organizador da exposição.

Cada integrante do grupo escolheu um profissional que, de alguma maneira, tem algum significado especial, seja pela relação com o tema, seja pela lembrança, não muito bem definida no tempo e no espaço. Assinam a presente coletiva os pesquisadores Alex Nakaóka (peixeiro), Amarildo Carnicel (borracheiro), Batistina Corgozinho (sapateiro), Daniela Marco Antonio Alvisi (vidreiro), Iara Rolim (alfaiate), Maria Cecília Monteiro (luthier), Nelson Chinalia (fotógrafo lambe-lambe), Olga von Simson (jardineiro), Rita Prando (cesteira), Suzana Barretto (maquinista) e Taís Franciscon (barbeiro). A mostra é itinerante e, depois de Campinas, seguirá para as cidades onde os profissionais foram fotografados.

Exposição: de 26/10/12 a 31/1/2013
Local: Parque das Águas (Rua Visc. de Congonhas do Campo, 567, Pq. S. Martinho, Campinas)
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 16h30
Realização: Grupo de Pesquisa Memória e Fotografia (GPMeF) - CMU-Unicamp