A contribuição
da Unicamp
para a
preservação
digital

24/10/2012 - 14:40

/
Historiadoras Cláudia Lacombe e Rosely Rondinelli

Historiadoras Cláudia Lacombe e Rosely Rondinelli

Neire Martins, do Arquivo Central da Unicamp

Neire Martins, do Arquivo Central da Unicamp

Autoridades participam do evento

Autoridades participam do evento

A Unicamp está entre as instituições brasileiras que vem dando maior contribuição para o desenvolvimento de metodologia destinada à preservação, no futuro, dos documentos digitais. O reconhecimento foi feito pelas especialistas Cláudia Carvalho Masset Lacombe Rocha e Rosely Cury Rondinelli. As historiadoras são responsáveis pela coordenação da equipe brasileira do ambicioso projeto mundial para preservação de arquivos eletrônicos. Trata-se do InterPARES, sigla em inglês para Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas Eletrônicos. O projeto foi criado em 1997 pela Universidade de British Columbia (UBC) do Canadá.

O objetivo é determinar modelos e padrões que permitam a gestão e a preservação de documentos digitais por longo prazo. Atualmente em sua 3ª fase, O InterPARES envolve instituições de dez países. A preocupação, segundo as historiadoras, é evitar danos à informação e a perda de documentos como consequência da rápida obsolescência tecnológica. No Brasil, a pesquisa é coordenada pelo Arquivo Nacional, instituição federal vinculada ao Ministério da Justiça.

“A intenção desta 3ª fase foi testar e colocar em prática propostas metodológicas para a preservação de documentos digitais. No Brasil foi formada uma equipe, a Team Brasil. E a Unicamp fez parte deste grupo desenvolvendo cinco estudos de casos, que estão sendo apresentados aqui. A Universidade aplicou muito bem a metodologia para preservar arquivos fotográficos; bancos de dados de matrículas de alunos e de pagamento de pessoal; teses e dissertações; e filmes. Foi a instituição que mais contribuiu com o projeto“, admitiu Rosely Rondinelli.

Os resultados da 3ª fase brasileira da Pesquisa foram expostos na quarta-feira (24) durante Fórum Permanente de Ciência e Tecnologia organizado pelo Arquivo Central de Sistemas de Arquivo (Siarq) da Unicamp; Comissão de Gestão e Preservação de Documentos Digitais da Universidade e Arquivo Nacional. O evento, realizado no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL), contou com as participações de Jaime Antunes da Silva, diretor do Arquivo Nacional; Pedro Paulo Funari, presidente da Comissão de Gestão e Preservação de Documentos Digitais da Unicamp; e Neire do Rossio Martins, diretora do Siarq. Carmen Zink Bolonhini também prestigiou o evento. Ela é assessora da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), responsável pela sistematização dos Fóruns Permanentes.

Pioneirismo
Na oportunidade, o diretor do Arquivo Nacional agradeceu a participação e contribuição da Unicamp no desenvolvimento das atividades no âmbito do projeto InterPARES brasileiro. “A Unicamp já tinha uma política de gestão documental e é uma Universidade pioneira neste sentido. Portanto, as suas contribuições para a questão da preservação digital são muitas porque já havia uma base”, confirmou.

“São necessários requisitos para aquilo que não é tangível, como os documentos digitais. Portanto, se o documento passou por reformatação, ele não pode ser corrompido. Um bom programa de gestão vai garantir capacidade de acompanhamento, de ter cópia de segurança, de ter garantias de que ele possa ser permanente enquanto informação e possa ser acessado a qualquer momento”, completou Jaime Antunes.

Para o historiador Pedro Paulo Funari, presidente da Comissão de Gestão e Preservação de Documentos Digitais da Unicamp, a Universidade tem mostrado, ao longo do tempo, sua preocupação com a gestão arquivística. “A Unicamp tem se empenhado em fazer com que a gestão da documentação seja corrente e tenha os cuidados que merece. E a criação do nosso sistema de arquivos merece destaque neste contexto”, pontuou.
Evento discute preservação de arquivos digitais

Comentários

Belíssima matéria. Descreveu com perfeição o objetivo do projeto e sua importância. Parabéns a todos!
Ah, as imagens que ilustram a matéria foram capturadas em RAW, novo formato que foi definido a partir dos resultados das pesquisas realizadas dentro do projeto InterPARES!

Email: 
dulcebs@unicamp.br

Tudo bem, parece-me uma maravilha tecnológica mas estamos esquecendo que este arquivo digital foi um dia análógico ou deveria ser também. Ora poi,s antes de mais nada deveríamos investir em preservar os doc originais e não jogá-los em qq lugar sem as devidas medidas de preservação. Hoje investe-se muito no digital e pouco no analógico. Um dia teremos o digital corrompido e o analógico perdido que legal!
Não é uma crítica à conservação digital e à UNICAMP, mas a idolatria de hoje às tecnologias digitais, ao modismo em detrimento ao analógico como ocorre hoje no mundo todo.
Augusto, Fotógrafo do C.M.U. UNICAMP

Resposta de Neire do Rossio Martins, coordenadora do Sistema de Arquivos da Unicamp:

"O fotógrafo Augusto tem razão quando diz que há modismo em relação a tecnologia, como por exemplo a digitalização desenfreada, em detrimento, muitas vezes, da preservação do documento analógico. Os dois, devem ser mantidos, se considerados permanentes.
Todavia, há documentos que são produzidos e mantidos em meio digital e que precisam ser preservados deste a produção e as instituições arquivísticas precisam aprender como fazer a gestão e a preservação de modo a mantê-los confiáveis, autenticos e acessíveis pelo tempo que for necessário. É um desafio que envolve o produtor, o arquivista e analistas de sistema em geral.
O projeto InterPARES é coordenado pela Dra. Luciana Duranti professora de diplomática documental da School of Library, Archival & Information Studies da Universidade British Columbia do Canadá, e agrega pesquisadores de várias partes do mundo preocupados em estabelecer um corpo teórico e metodológico que auxilie os profissionais a preservar de forma confiável, autentica e acessivel, pelo tempo que for necessário, documentos arquivisticos que são produzidos e mantidos em meio digital (sistemas e aplicativos). Documentos dinâmicos, bases de dados etc.
O projeto surgiu justamente a partir da preocupação alertada por Antonio Augusto Ferreira.
O material produzido pelos pesquisadores do projeto internacional encontra-se a disposição no site do projeto: www.interpares.org.br"

Muito obrigada
Neire do Rossio Martins
Coordenadora do Sistema de Arquivos da Unicamp

Email: 
gugu@unicamp.br