Livros com autores da
Unicamp vencem Jabuti

19/10/2012 - 02:10

Odisseia, na categoria Tradução e Eletrodinâmica de Ampère, na categoria Ciências Exatas, foram os dois livros com pesquisadores da Unicamp vitoriosos no 54º Prêmio Jabuti, anunciado na noite de quinta-feira (18).  O professor Trajano Augusto Ricca Vieira, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), fez a tradução de Odisseia, publicado pela Editora 34. André Koch Torres Assis, professor do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) e João Paulo Martins De Castro Chaib, que obteve seu doutorado pelo mesmo Instituto, são os autores de Eletrodinâmica de Ampère, publicado pela Editora da Unicamp. As duas obras ainda concorrem ao Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, no dia 28 de novembro, em São Paulo, quando os vencedores das 29 categorias do Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), serão homenageados.

“O Jabuti é a principal distinção literária do país. Isso prova o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito na Unicamp. Gostaria de destacar a competência editorial com que a nossa obra foi tratada. Contamos com todo o apoio da  da equipe da Editora da Unicamp”, destacou o docente André Assis, do Departamento de Cronologia, Raios Cósmicos, Altas Energias e Léptons do IFGW.

Tanto ele como Trajano Vieira já estiveram em outras edições do Jabuti. Assis foi contemplado com um Jabuti na edição de 1996 pelo livro Eletrodinâmica de Weber, atualmente esgotado no catálogo da Editora da Unicamp e adotado em cursos de diferentes universidades.Trajano, por sua vez, recebeu em 2008 o Jabuti com Agamêmnon de Ésquilo (ed. Perspectiva). Também foi finalista na edição de 2007, com o título Xenofanias: releituras de Xenófanes, pela Imprensa Oficial do Estado e Editora da Unicamp.

“Receber o Jabuti é um motivo de grande satisfação, pelo rigor e tradição do prêmio e pela alta qualidade dos trabalhos dos demais concorrentes. É um reconhecimento por uma atividade que desenvolvi com grande prazer ao longo de um ano, período em que convivi intensamente com a linguagem original e instigante de Homero. É muito recompensante saber que outros leitores apreciaram um trabalho que procura captar em português algo da riqueza dos mais de 12 mil versos da Odisseia. Esse reconhecimento só me anima a continuar a desenvolver a atividade de tradutor de poesia grega”, inspira-se o professor do IEL, que atua no Departamento de Linguística.

Paulo Franchetti, diretor-executivo da Editora da Unicamp e docente do IEL, destacou a importância de mais um prêmio conquistado. “Fico especialmente feliz com essa premiação. Não apenas porque é mais um reconhecimento do trabalho sério que a equipe que coordeno vem realizando, mas também porque tenho especial estima por esse trabalho no qual, embora não seja da minha área de estudo, reconheço não só a evidente qualidade, mas ainda o grande empenho de trabalho dos autores. Sem dúvida, trata-se de uma obra de referência no seu campo. Que isso tenha sido reconhecido publicamente, por meio do prêmio, é motivo, pois, de alegria para a Editora da Unicamp.”

Confira os vencedores em cada uma das 29 categorias.