Unicamp tem nove indicações no Prêmio
Jabuti 2012 da Câmara Brasileira do Livro

08/10/2012 - 13:10

A lista de indicados para a final do Jabuti 2012, divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), contém pelo menos nove autores com vínculo à Unicamp. Os nomes estão distribuídos em seis categorias. A apuração da segunda fase, quando serão indicados três finalistas de cada categoria, acontece em 18 de outubro, e a premiação está agendada para 28 de novembro na Sala São Paulo. O livro A Sociologia e o Mundo Moderno, do professor da Unicamp Octavio Ianni, falecido em 2004, está entre os indicados na categoria Ciências Humanas. A obra de 406 páginas foi publicada pela Editora Civilização Brasileira.

A Editora da Unicamp é indicada nas categorias Ciências Exatas e Projeto Gráfico. Na primeira, o indicado é o livro Eletrodinâmica de Ampére, de André Koch Torres Assis e João Paulo Martins de Castro Chaib. Assis foi contemplado com um Jabuti na edição de 1996 pelo livro Eletrodinâmica de Weber, atualmente esgotado no catálogo da Editora da Unicamp e adotado em cursos de diferentes universidades. A coedição com a Editora Ateliê A Divina Comédia, de Dante Alighieri, está entre os finalistas da categoria Projeto Gráfico.

Também na área de Exatas, o júri da primeira fase indicou o livro Controle Linear de Sistemas Dinâmicos: teorias, ensaios práticos e exercícios, da Editora Blucher, de autoria do professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, José Cláudio Geromel. Ainda nessa categoria, concorre o professor do Instituto de Física Gleb Wathagin (IFGW) Marcus de Aguiar, com o título Tópicos da Mecânica Clássica, pela Editora Livraria da Física.

Entre os indicados da categoria Artes, está o título “No mar – at sea”, da professora Luise Weiss, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. João Batista Melo, doutor em multimeios pelo mesmo instituto, está na lista da categoria Comunicação com a obra Lanterna Mágica: infância e cinema infantil, publicado pela Civilização Brasileira. Trata-se do primeiro livro sobre cinema infantil, tema abordado na dissertação de Melo no IA (confira reportagem no Jornal da Unicamp).

Pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, concorre ao prêmio o professor da Faculdade de Ciências Médicas Celso Dario Ramos, na categoria Ciências da Saúde, com a obra PET e PET/CT em Oncologia.

Vilma Arêas, professora do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), está entre os indicados da categoria Contos e Crônicas, com a obra Vento Sul, editada pela Companhia das Letras.  Do Departamento de Linguística do mesmo instituto de Vilma, o professor Trajano Vieira é indicado na categoria Tradução, com a obra Odisseia, pela Editora 34. Trajano também já esteve entre os finalistas do prêmio na mesma categoria, na edição de 2007, com o título Xenofanias: releituras de Xenófanes, também pela Imprensa Oficial do Estado e Editora da Unicamp. Em 2008 recebeu o Jabuti com "Agamêmnon de Ésquilo" (ed. Perspectiva).

A lista de indicados pode ser conferida na página da CBL