Prêmio Inventores homenageia docentes
e pesquisadores da Universidade

08/10/2012 - 10:00

Prêmio Inventores Unicamp

No dia 30 de outubro, docentes e pesquisadores da Unicamp serão homenageados e premiados através do tradicional Prêmio Inventores Unicamp, cerimônia realizada pela Reitoria da Universidade e pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O Prêmio está em sua quinta edição e tem por objetivo reconhecer docentes e pesquisadores da Unicamp com tecnologias transferidas para a sociedade por meio de licenciamentos para empresas e outras instituições no ano imediatamente anterior ao ano do evento.

Neste ano, o evento deverá homenagear 13 professores e pesquisadores de diversos institutos. Uma das categorias contempladas é a “Tecnologia Absorvida pelo Mercado”, que homenageia inventores da Unicamp responsáveis por tecnologias – patentes ou programas de computador – licenciadas para uma empresa ou outra instituição pública ou privada e que já foram lançadas no mercado, iniciando a comercialização em 2011. De acordo com Roberto Lotufo, diretor executivo da Agência, o mérito especial é atribuído aos professores que completam o processo de transferência da tecnologia desenvolvida em suas atividades de pesquisa acadêmica. “O processo de transferência se inicia com a proteção da tecnologia via patente ou programa de computador, passa pelo licenciamento para uma empresa, mas só se torna verdadeiramente um caso de sucesso quando o produto é desenvolvido e lançado no mercado e se torna acessível à sociedade”, afirma.

Outra categoria da cerimônia é a “Tecnologia Licenciada”, que premia inventores da Unicamp responsáveis por tecnologias licenciadas para uma empresa ou outra instituição pública ou privada que investirá para que a tecnologia seja desenvolvida para ser disponibilizada à sociedade. A premiação envolve os docentes responsáveis pelos licenciamentos realizados no ano imediatamente anterior ao ano do evento.

A terceira e última categoria do Prêmio Inventores é a “Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual”, que visa reconhecer as unidades da Unicamp com maior envolvimento na proteção dos resultados das suas pesquisas. De acordo com a diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Inova Unicamp, Patricia Magalhães de Toledo, essa categoria se dividiu em duas sub-categorias. “A partir desse ano, premiaremos a unidade com maior número de depósitos de pedidos de patentes no ano imediatamente anterior ao ano da cerimônia, além da unidade com maior taxa de crescimento de depósitos de pedidos de patentes nos últimos cinco anos anteriores. O objetivo é conceder reconhecimento para as unidades que se destacaram no âmbito da propriedade intelectual e estimulá-las a continuar esse processo”, destaca.

O Prêmio Inventores Unicamp será realizado na sala de reuniões do Consu. Para mais informações, acesse o site www.inova.unicamp.br/premioinventores