Parceria entre Nepo e UFSCar discute
sobre a segurança humana em desastres

08/10/2012 - 12:00

/
Mesa diretiva do evento e a plateia

Mesa diretiva do evento e a plateia

Visão parcial do público no Nepo

Visão parcial do público no Nepo

Visão parcial do público no Nepo

Visão parcial do público no Nepo

Professor Roberto Luiz do Carmo, coordenador

Professor Roberto Luiz do Carmo, coordenador

Rede Clima foi um dos temas tratados

Rede Clima foi um dos temas tratados

Um encontro sediado na Unicamp retoma a discussão sobre a segurança humana em contextos de desastres. As catástrofes hoje vêm exigindo, tanto dos governantes quanto da sociedade, políticas de prevenção e ações que contemplem as diferentes situações de exposição. O Programa de Estudos “População, Ambiente e Desenvolvimento: Segurança Humana em Contextos de Desastres” é um desses espaços, dentro da Academia, que reúne gestores de diferentes partes do Brasil até quarta-feira para darem sua contribuição a essa problemática. O evento, que está em sua quarta edição, é coordenado pelo Núcleo de Estudos da População (Nepo) da Unicamp e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A seguir uma entrevista com o professor Roberto Luiz do Carmo, coordenador do programa.

Portal Unicamp – O que será abordado nesse programa de estudos?
Roberto – Esse encontro diz respeito a um convite que foi feito para pessoas e instituições que trabalham com a questão da segurança humana e os desastres socioambientais no Brasil. A gente tem aqui alguns dos principais agentes institucionais, além da sociedade civil e de membros da Academia que vivenciaram em seu trabalho de pesquisa, em sua ação, uma certa responsabilidade na tomada de decisões em momentos de desastre. A ideia, ao trazer essas pessoas, essas instituições, é fornecer alguns elementos que têm emergido durante essa parceria Nepo e Neped para pensar a segurança humana, mas a partir de uma dimensão social. Esse é um diferencial.

Portal Unicamp – Como isso vem sendo planejado?
Roberto – Estamos trazendo no encontro elementos que dizem mais respeito às dimensões humanas. Logo, discute-se a demografia, as organizações sociais, as questões conceituais sobre a segurança humana, e uma ampla abordagem é feita acerca da vulnerabilidade, com a qual temos trabalhado. É preciso verificar como essa vulnerabilidade se configura num momento antes e depois dos desastres: Será aquela situação de fato de vulnerabilidade como entendia-se? Que tipo de implicação houve numa situação concreta de desastre? É o enfoque mais específico do curso, realmente as dimensões humanas.

Portal - Na sua opinião, as discussão já avançaram para o aspecto prático?
Roberto – A intenção desse programa de estudos é avançar e organizar um material que sirva como um baseline, uma referência básica para as discussões que serão feitas daqui para a frente. Então existe uma legislação que está sendo feita no âmbito da Defesa Civil e ações que estão sendo realizadas. Mas falta ainda uma reflexão mais pontual. Acho que a Academia pode ajudar a resolver bastante isso, dando subsídios e gerando um produto final, ao longo desses três dias. Pretendemos sinalizar para um produto que possa ser difundido para todos os municípios do Brasil e que ajude a trabalhar melhor a segurança humana nos contextos de desastre.

Portal – Quem participa dessas atividades?
Roberto – Gestores e organizações da sociedade civil. São cerca de 40 participantes, juntando os externos e os nossos que estão acompanhando daqui mesmo.

Portal – Quais temas serão debatidos?
Roberto - Procuraremos abordar a relação população, ambiente e desenvolvimento até questões mais relacionadas a desastres, a partir de uma perspectiva das Ciências Sociais, como a segurança humana nos diferentes contextos de desastres; a vulnerabilidade: aspectos conceituais e aspectos práticos da operacionalização do seu conceito.

Portal – Quem são os promotores do evento?
Roberto – A Rede Clima é o grande catalisador desse evento, no sentido de que possibilita um ambiente para juntar essas pessoas, essas instituições, de modo a fazer com que essa informação circule e seja divulgada, trazendo um ganho mais significativo em termos de organização das informações. Esse é o papel de catalisadora. Já o programa é uma iniciativa conjunta das equipes do Nepo e Neped para apresentar a síntese teórica e conceitual sobre o tema e organizar uma discussão qualificada com os convidados.
 
Portal – Quem vocês convidaram?
Roberto – Os convidados são representantes da Defesa Civil ou Assistência Social de cidades recentemente afetadas nos últimos dois anos por desastres naturais nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Além destes, teremos representantes nas esferas Estadual (Defesa Civil e Assistência Social) e também um promotor público de cada Estado; e Federal, como a Secretaria Geral da Presidência da República, Secretaria de Vigilância em Saúde, Itamaraty - SG Fome e Ministério da Defesa na Esfera Federal.

Comentários

Tenho a dizer sobre o evento, participei, e gostei muito. É oportuno que estes encontros aconteça mais e mais vezes. É nestes encontros que trocamos ideias, compartilhamos informações, vimos novas experiencias. É importante que aconteça estes eventos

Edson/Comdec-Eldorado-SP

Email: 
enbarbosa1@hotmail.com