Diretora do CMU profere palestra sobre
Walter Benjamin na Unesp de Rio Claro

08/10/2012 - 16:10

A diretora do Centro de Memória-Unicamp (CMU), Maria Carolina Bovério Galzerani, participa na próxima quarta-feira (10), na Unesp, em Rio Claro, do Encontro em Comemoração aos Dez anos do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática – GHOEM. Um dos objetivos desse evento é debater leituras feitas por pesquisadores de outros grupos acerca das produções desenvolvidas no interior do GHOEM durante essa breve trajetória. Estarão reunidos professores e pesquisadores que ao longo dessa década contribuíram com a produção do conhecimento no interior do grupo, seja na condição de membros de bancas de qualificação, mestrado e doutorado, seja em eventos, discussões e publicações científicas.

No período da manhã, a docente, vinculada à Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, apresenta o trabalho “Pressupostos teórico-metodológicos para a produção de conhecimentos históricos” durante a mesa redonda “Histórias da Educação Matemática: outros olhares, outros saberes”, que tem como objetivo discutir diferentes pressupostos e métodos utilizados para o desenvolvimento de trabalhos historiográficos.

No período da tarde, Maria Carolina profere a palestra “Imagens de narrativa, memória e história: contribuições de Walter Benjamin”. Em sua palestra, a historiadora do CMU abordará a contribuição original do filósofo e crítico literário judeu berlinense para a produção de conhecimentos históricos e educacionais.

Coordenado pelo professor Antonio Vicente Marafioti Garnica (Unesp - Bauru e Rio Claro), o GHOEM é um grupo de pesquisa interinstitucional que reúne integrantes de instituições de ensino e pesquisa localizadas em diferentes estados do país (Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro). Durante esses dez anos de existência, o GHOEM tem se empenhado, entre outras iniciativas, em constituir um referencial teórico que evidencia as potencialidades da utilização da História Oral como metodologia nas pesquisas em Educação Matemática. A elaboração de um mapeamento histórico sobre a formação de professores de Matemática no Brasil está entre algumas das realizações do grupo.