Diretor da Mc Donnel International
Scholars Academy estreita relações

28/09/2012 - 16:10

Fernando Costa e James Wertsch

A Unicamp e a Washington University in St. Louis estão estreitando suas relações principalmente na área de câncer no âmbito do projeto Mc Donnel International Scholars Academy, do qual a Universidade de Campinas participa desde 2007. James Wertsch, coordenador-geral da Mc Donnel International Scholars Academy, esteve no campus de Campinas nesta sexta-feira para reforçar pessoalmente o apoio à parceria, além de pensar em mais novas ações com vistas ao futuro. "Há cada vez mais a intenção de desenvolver programas conjuntos. Estaremos participando de um evento dessa Academia em breve na Índia", contou o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação da Unicamp.

James foi recebido no Gabinete pelo reitor da Unicamp, professor Fernando Costa, e ainda conversou rapidamente com Marcelo Knobel e com o responsável pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) Alberto Serpa. Entre os assuntos discutidos, estão a realização de um workshop envolvendo a área de saúde, com foco em câncer, ainda previsto para este ano. Mas a ideia é fazer também workshops em outras áreas no ano seguinte. O diretor da Academia também falou a estudantes sobre a participação nesse projeto e aproveitou para participar de algumas atividades do grupo de pesquisa da vice-diretora da Faculdade de Educação (FE) Ana Smolka, de quem ele foi orientador na pós-graduação.

"Esta é uma relação que tende a se expandir", acredita o pró-reitor, pois é uma parceria interessante, o projeto é bom e vale a pena dar continuidade. Marcelo Knobel ainda disse que, por meio dessa iniciativa, são buscadas universidades parceiras no mundo todo, com as quais mantém colaborações científicas e acadêmicas. Essa academia atrai estudantes de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, para completá-la nos Estados Unidos. Eles participam do programa nas áreas de Física ou na Engenharia, exemplifica ele, só que integram a Academia e desenvolvem o programa de pós-graduação conjuntamente, tomando parte em programas de palestras e conversas interdisciplinares. "Os pós-graduandos cumprem uma programação que vai além das suas atividades do doutorado. É como se fosse uma rede, mas com os estudantes lá."

No Brasil, a Unicamp é a única universidade brasileira que participa dessa rede e, na América Latina, a Universidade do Chile. Outras universidades associadas estão na China, em Cingapura e na Europa. A próxima a se associar será uma universidade africana.

Sendo contemplados com bolsas de estudos, os estudantes têm a possibilidade de ter esse projeto a mais no seu mestrado ou no seu doutorado e podem gozar de boas oportunidades de convívio interpessoal, além de discutirem temas os mais diversos com colegas de outras universidades. Apesar da parceria existir, no princípio a Unicamp ainda não havia enviado nenhum estudante. "Agora temos cerca de cinco", revela o pró-reitor.

Rede de universidades parceiras