Evento relembra centenário de Alan
Turing, o "pai da computação moderna"

12/09/2012 - 14:50

Integrantes da mesa de abertura do evento

Exposição na Feec alusiva ao centenário

Carnielli fala do legado do matemático

Público em solenidade relembrando Turing

O centenário de Alan Turing (1912-1954), matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico, está sendo comemorado mundialmente neste ano. Como parte das atividades do comitê internacional, nesta quarta-feira o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp, através do Grupo de Lógica Teórica e Aplicada, promoveu o evento Computability and Logic: celebrating the Alan Turing Year in Brazil, organizado no país pelo docente Walter Carnielli, do CLE, ligado à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen). Leia mais

Em sua fala, numa das salas da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Carnielli lembrou as grandes contribuições do matemático à ciência. "Além dele ter inventado a Máquina de Turing Universal (MTU), teve uma importante atuação também na esfera da Filosofia de Lógica, da Ciência, do Conexionismo (máquinas que aprendem), entre outros feitos. É hoje considerado "o pai da computação moderna".

Segundo o organizador do evento, Turing causou uma grande revolução mundial, ao ter um papel, a seu ver, antecipatório em termos da Computação Quântica. Também desafiou padrões sociais e teve o mérito de desvendar o código secreto da máquina de encriptação da Alemanha Nazista, a Enigma, durante a II Guerra Mundial, "o que permitiu salvar milhões de vidas", garantiu Carnielli. “Foi por isso que a guerra acabou dois anos antes das previsões. E hoje a sua figura equivaleria à de um herói. "Mas, ao contrário, foi condenado e a ele negado perdão.”

Carnielli ressaltou as frases da biografia de Turing que antecederam a Quântica. Abordou o Problema da Parada, publicado pelo pai da computação em 1936, em seu destcado artigo "On computable numbers, with an application to the Entscheidungsproblem". Este foi um dos primeiros problemas a serem demonstrados intratáveis, salientou ele, padronizando um método de prova cujo antecessor foi o revolucionário 'argumento diagonal' de Georg Cantor.

Nesse trabalho, Turing não somente definiu o modelo das máquinas de Turing e formulou o Problema da Parada, mas também demonstrou que o Entscheidungs problem ('problema da decisão'), proposto por David Hilbert em 1928, era insolúvel. O Entscheidungsproblem, remanescente das ideias de Gottfried Leibniz do século XVII juntamente com o problema da Parada, representam limites absolutos para a Computabilidade, a Lógica e a Matemática, de uma certa forma similares ao Primeiro Teorema da Incompletude de Kurt Gödel.

A próxima atividade planejada pelo comitê brasileiro na Unicamp será receber a visita do professor da Escola de Matemática da Universidade de Leeds, Barry Cooper, em meados de dezembro. Ele é o responsável geral pelo Comitê do Centenário de Turing, no qual coordena as atividades e aparece como presidente da Associação de Computabilidade na Europa.