Dançarina e
Residente

05/09/2012 - 15:40

Fernando Costa recebe Teresa Ranieri

A dançarina e coreógrafa italiana Teresa Ranieri reuniu-se com o reitor Fernando Costa para assinar seu contrato pelo Programa Artista Residente, na manhã desta quarta-feira. A artista, que construiu sólida trajetória na Europa tanto nos palcos como no meio acadêmico, é a primeira participante internacional deste programa da Unicamp e veio desenvolver um projeto interdisciplinar com alunos de graduação em dança e de outros cursos do Instituto de Artes (IA). Participaram da cerimônia os professores Eduardo Guimarães, coordenador do Artista Residente; Esdras Rodrigues, diretor do IA; e Daniela Gatti, coordenadora do curso de Dança.

Antes, em português fluente, Teresa Ranieri contou que foram várias as razões para aceitar o convite da Universidade. “Queria, antes de tudo, passar por uma experiência extra-europeia e explorar outros caminhos e possibilidades, a fim de enriquecer meu vocabulário e percurso artístico. Essencialmente, minha experiência profissional foi desenvolvida em vários países da Europa, que nesse momento passa por uma fase muito difícil e em que a arte, é claro, também sofre com esta dificuldade financeira. Venho à procura de uma situação diferente, com possibilidade de criar, sem preocupações outras que não seja esta de criação.”

Teresa não se lembra de ter visto, nas instituições pelas quais passou, um programa semelhante ao Artista Residente, que lhe oferece esta liberdade de ação. “Durante a minha carreira, sempre tive um pé no mundo acadêmico, ensinando em universidades e, por isso, acho que posso trazer um equilíbrio entre este elemento e o profissional. Pessoalmente, a experiência mais importante é a de conhecer um país que está vivendo um momento de evolução também artística.”

A artista italiana, que na verdade está na Unicamp desde o início de agosto, informa que apresentou um projeto visando à criação de uma peça coreográfica, mas que já se encontra bastante integrada ao departamento e também vem dando aulas sobre técnicas de dança. “O desenvolvimento de uma peça artística sempre exige uma base técnica. Para o projeto, vou promover uma audição, escolhendo os integrantes que melhor se adaptariam às minhas ideias. Meu objeto de pesquisa vai ser o corpo, com todos os significados a ela ligados: sociais, humanos, histórias que cada corpo pode trazer. Parece um objeto óbvio, mas talvez prestemos pouca atenção no nosso instrumento primário de trabalho.”

Nascida na cidade de Bari, Teresa Ranieri recebeu a sua educação em dança entre Itália e França. Mais tarde licenciou-se em pedagogia de dança e pesquisa de movimento pela Bruckner Universität, em Linz (Áustria). Em 1985 mudou-se para a Alemanha, dançando como solista em vários teatros e com vários coreógrafos, tais como Amanda Miller, Rui Horta, Jacopo Gogani e William Forsythe. Desde 2004 é professora convidada de dança contemporânea e coreografia na Universiteit Antwerpen, Bruckner Universität e Escola Superior de Dança de Lisboa (onde se tornou integrante do quadro docente em 2010).