As nove participações de Mara Patrícia
no Unicamp de Portas Abertas

01/09/2012 - 14:30

Parede de escalada sempre procurada

Grupo Ginástico da Unicamp

Mara Patrícia com alunos monitores

Mara Patrícia Traina Chacon-Mikahil é professora em sala de aula e em atividades práticas, mas quando precisa se unir a seus alunos de graduação para incentivar estudantes de ensino médio a tentarem uma vaga na Unicamp, ela se mistura aos mais jovens e faz da Faculdade de Educação Física (FEF) uma das melhores anfitriãs do Unicamp de Portas Abertas (UPA). Patrícia comemora a oportunidade de participar do UPA em todas as suas nove edições. A mostra de que está no caminho certo está na reposta dos calouros na primeira aula do ano: “Quando pergunto se vieram ao UPA, pelo menos 40% respondem que sim”, revela Patrícia.

Uma forma de manter o ambiente favorável à motivação de estudantes de ensino médio para batalhar por uma vaga no curso de educação física é a integração de novos e veteranos monitores no evento. “Hoje temos alunos de iniciação, bolsa PAD e pós-graduandos trabalhando no evento. Sempre procuro alertá-los sobre a importância de trabalhar num evento que estimulem outros estudantes de ensino médio a terem a mesma integração que tiveram”, explica Patrícia.

Durante todo o sábado, a concentração de jovens curiosos e ansiosos para participar das atividades também dava provas a Patrícia que o UPA favorece a escolha. As filas para teste no circuito de avaliação física e para a atividade de escalada também demonstravam o interesse dos jovens visitantes. Na Biblioteca da FEF, eles puderam participar de sessões de cinema, promovidas pela bibliotecária Dulce Inês Leocádio e pela professora Carmen Lúcia Soares.

A tensão emocional e física podem comprometer a performance no vestibular. No UPA, os vestibulandos recebem um tratamento especial, com direito a dicas de alongamento para aliviar a contratura muscular.