Banco de Talentos, da Extecamp, irá ajudar
na colocação de seus alunos no mercado

14/08/2012 - 10:30

O professor Miguel Juan Bacic

A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) irá lançar no dia 23 de agosto um serviço gratuito de recrutamento de candidatos para empresas. Trata-se do sistema Banco de Talentos, uma oportunidade para que departamentos de recursos humanos do setor empresarial façam uma busca ativa de habilidades preenchidas por profissionais formados pela Escola de Extensão. O sistema será gratuito e on-line

A iniciativa será levada primeiramente aos participantes da Feira Talento 2012, um dos maiores eventos de recrutamento do país, que ocorrerá no dia 23 de agosto, das 8 às 20 horas, no estacionamento do Ginásio da Unicamp. “O sistema é totalmente automatizado e dinâmico”, salienta Miguel Juan Bacic, diretor da Extecamp.

A empresa interessada no serviço se tornará habilitada a usar o sistema após a realização de um cadastro, explicado, passo a passo, por um tutorial. Depois do cadastramento, as áreas de RH poderão criar vagas, escolhendo as qualidades dos candidatos com base nos cursos ministrados. Os alunos da Extecamp que possuem as habilidades pré-definidas pela empresa no cadastro serão avisados, por e-mail, sobre a abertura de uma nova vaga.

Caso o aluno tenha interesse, ele é quem efetuará um primeiro contato com a empresa, não o contrário. “O elo será criado com o cruzamento de duas informações: a necessidade da empresa e o conhecimento adquirido pelo aluno em cursos de extensão e de especialização”, conta Bacic. A ideia, relata o diretor da Extecamp, veio da constatação de que a Extecamp tem um grande número de formados por ano: em média oito mil; e da possibilidade de facilitar a relação de emprego do aluno com a empresa – melhorando a relação de procura.

Segundo Bacic, muitas empresas se baseiam no mercado de trabalho para buscarem profissionais. “Aqui conseguimos colocar em uso um mecanismo que pode ser mais ágil inclusive”, pontua.

Ele vê nisso uma oportunidade muito interessante para os alunos e para as empresas. “Isso porque são desenvolvidas habilidades muito específicas nas áreas de Economia, Engenharia, Humanas, Biológicas, da Educação e Ciências”, elenca. Há um conjunto de cursos de especialização. São cerca de 80 por ano, conta Bacic. Além do mais, enfatiza que o Banco de Talentos envolve profissionais formados em uma universidade que está entre as três melhores da América Latina. “Esperamos propiciar um serviço de utilidade pública à comunidade”, assinala. A oportunidade também é para os alunos que já estão em processo de habilitação.