Editor-chefe da Science

02/08/2012 - 17:10

Bruce Alberts com o reitor Fernando Costa

Bruce Alberts ministrando palestra

Conferência atraiu interesse da comunidade

Estudantes pedem autógrafos

O editor-chefe da revista científica Science e professor emérito do Departamento de Bioquímica e Biofísica da Universidade da Califórnia, Bruce Alberts, visitou a Unicamp nesta quinta-feira (2). Pela manhã, ele se encontrou com o reitor Fernando Costa e com integrantes da Administração Central. À tarde, ministrou palestra na sala do Conselho Universitário (Consu) para uma plateia formada por professores, estudantes e funcionários. Na sequência, Alberts visitaria o Hemocentro e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica Aplicada à Biologia Celular (INCT-INFABIC), unidade criada a partir da associação entre o Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e o Instituto de Biologia (IB) da Universidade.

Na conferência, Alberts, que também é conselheiro do presidente Barack Obama para assuntos de Ciência e Tecnologia, falou sobre a sua trajetória como cientista e destacou a necessidade de os pesquisadores aprenderem com os próprios erros e serem perseverantes na busca pelos melhores resultados. Falando de uma experiência pessoal, o cientista contou que o fato de ter tido a sua tese de doutorado recusada por uma banca da Universidade de Havard o obrigou a determinar uma nova rota de investigação para o estudo que envolvia a replicação de cromossomos. “Graças a isso, cheguei a um novo método, que segui usando durante 25 anos”, disse.

Alberts também falou sobre um tema que lhe é especialmente caro: a necessidade de melhorar a educação científica, especialmente nos ensinos fundamental e médio. Nos últimos anos, ele tem dedicado esforços a um programa com esse objetivo, desenvolvido nas escolas situadas na região de São Francisco, no estado da Califórnia. Ainda sobre o ensino de ciência, defendeu: “Para remover um grande obstáculo para o progresso no nível pré-universitário, o ensino de ciências no nível universitário deve mudar”.

Simpático e bem-humorado, o editor-chefe da Science despertou grande interesse por parte dos estudantes da Unicamp, que compareceram em bom número à sala do Consu. Os jovens aproveitaram o contato ao final da conferência para pedir autógrafos e tirar fotos com o convidado estrangeiro.

Veja as entrevistas com os professores Marcelo Knobel e Sara Saad, produzidas pela RTV Unicamp sobre a visita de Bruce Alberts.