ESPAÇO DA ESCRITA Alunos de pós participam de workshop sobre redação de texto científico

25/07/2012 - 15:10

/
Possenti em workshop

Possenti em workshop

Pós-graduandos

Pós-graduandos

O professor Sírio Possenti, do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) ministra, até sexta-feira, um workshop para alunos de pós-graduação de diferentes áreas da Unicamp que tem como tema a redação de artigos científicos em português. De acordo com o professor, a iniciativa nasceu de uma demanda dos próprios alunos em encontro anterior do Projeto Espaço da Escrita no qual foi abordada a redação em inglês.

De acordo com Possenti, talvez não seja possível atingir um resultado definitivo em uma semana de encontros, mas a expectativa é que haja uma mudança de atitude em relação à escrita de texto de própria autoria e à leitura de artigos da área de atuação. Para ele, é importante que o pesquisador faça leituras criteriosas de outros autores de seu campo de conhecimento.

Possenti acentua que o autor de um artigo científico deve dominar a linguagem de seu campo, pois para cada área do conhecimento existe uma linguagem específica para transmitir informações precisas. O aperfeiçoamento da escrita de artigos científicos é importante para que se obter uma produção textual mais coerente e concisa.

Outra realidade à qual os pesquisadores devem ficar atentos é a possibilidade de, ao longo da carreira acadêmica e científica, ter de escrever para públicos diferentes. “Há diferença no texto a ser publicado em uma revista especializada, que tem como leitor os pares, e uma publicação ou uma comunicação voltada para especialistas de outras áreas”, acrescenta o professor.

Como o workshop é destinado a pesquisadores de áreas distintas, o professor optou por trabalhar elementos de linguística que ajudem a tornar a leitura de artigos científicos mais compreensíveis. Para Possenti, independentemente se o autor publicará ou não, escrever sobre o que se faz é uma forma importante de aprender a escrever, nem que seja para si. Ele acrescenta que, muitas vezes, apesar de ter conhecimento sobre do assunto sobre o qual se pretende escrever, o texto pode ter a compreensão complicada pela falta de articulação, sequência do texto e precisão vocabular.