Três alunos do Cotil viajam para expor
seus trabalhos na 64ª Reunião da SBPC

24/07/2012 - 11:00

Alunos do Cotil participarão da 64ª Reunião Anual da SBPC em São Luís do Maranhão

Três alunos do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) da Unicamp, acompanhados da professora Kelly Carvalho, embarcaram na manhã desta terça-feira para São Luís (MA), onde participam da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É a primeira vez que o Cotil tem trabalhos de iniciação científica júnior selecionados para aquele que é considerado um dos maiores eventos científicos do país. O encontro foi aberto no domingo e vai até o dia 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Os alunos contemplados são Julia de Paula Romano, autora de “A evolução feita de ferro”; Marina Corona Cosmo, com “Helena, o cinema e umas coisas mais...”; e Neirival de Oliveira Júnior”, que tratou de “Patrimônio histórico: um estudo sobre o papel do coreto na história da cidade e sua influência sobre a vida da sociedade nogueirense”. Os três trabalhos foram orientados pela professora Kelly Carvalho.

A Reunião de 2012 tem como tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”. A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C  (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

Segundo Rute Maria Gonçalves de Andrade, secretária geral da SBPC e coordenadora geral da 64ª Reunião Anual, o tema escolhido abre espaço para a incorporação definitiva, ainda que não totalmente completa, da questão da inclusão social nos eventos. “A SBPC, sempre empreendendo ações para promover o progresso da educação e da ciência e, consequentemente, da sociedade brasileira, não poderia estar fora deste movimento pelo direito de todos ao acesso seja ao que for, onde, como e porque for.”