Portal Camera Web, do CCUEC, permite
compartilhamento de vídeos digitais

20/07/2012 - 09:20

RTV e GGTE são os usuários mais ativos

A comunidade universitária da Unicamp conta com um portal de compartilhamento de vídeos em formato digital cuja finalidade é a promoção de atividades acadêmicas, administrativas e de divulgação da Universidade. Mantido pelo Centro de Computação (CCUEC) desde 2010, o Câmera Web é um serviço que pode ser utilizado gratuitamente por funcionários e docentes. A visualização de seu acervo, que contabiliza até o momento cerca de 3 mil vídeos, é livre e aberta a todos.

“O uso de vídeos é uma tendência muito forte atualmente. No CameraWeb há desde trabalhos extremamente profissionais disponíveis até vídeos com conteúdo feitos com uma filmadora comum ou em uma Webcam”, explica o assessor de planejamento do Centro de Computação da Unicamp, Rubens Queiroz de Almeida.

O Portal contabiliza em torno de 100 usuários com permissão para publicar. Os interessados em disponibilizar conteúdos devem solicitar a abertura de uma conta, que permitirá o acesso ao sistema por meio de login e senha. Na página principal do CameraWeb existem links que possibilitam ao visitante acompanhar os vídeos mais recentes, os mais populares e bem avaliados e os em exibição no momento.

Atualmente, os usuários mais ativos são a Rádio e TV Unicamp (RTV) e o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE). No link “Política de privacidade” o usuário encontrará explicações sobre o tipo de informação coletada pelo sistema e para qual finalidade ela será utilizada.

Aprimoramento
O Camera Web foi migrado, no final do ano passado, para uma nova estrutura computacional baseada em processadores de alto desempenho e em um sistema de armazenamento de alta capacidade. Com isso, o Portal passou a suportar vídeos de alta definição. A nova estrutura também permite que se reduza o tempo de processamento para a publicação de novos vídeos, assim como o tempo de resposta do site aos internautas, afirma o assessor Rubens Queiroz.

“A nova base tecnológica permite que os vídeos sejam assistidos sem a necessidade de instalação de softwares adicionais. Não se exige do usuário nada além do que ele normalmente já usa para acesso à Internet: um navegador web com suporte à tecnologia Flash, bastante popular e utilizada por um grande número de portais de grande visibilidade, como, por exemplo, o portal de vídeos Youtube”, salienta.

O portal, de acordo com ele, foi criado sobre uma estrutura computacional de alta disponibilidade e tolerante a falhas justamente para propiciar aos usuários uma experiência “o mais agradável possível”.

NÚMEROS
Unidades e número de vídeos publicados
RTV Unicamp - 966
Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) -207