Unicamp ganha Prêmio Capes

11/07/2012 - 21:50

Eduardo Ropelle: vencedor na área da saúde

Sarita Rabelo, da engenharia química

Pró-reitor Euclides de Mesquita

Duas teses de doutorado defendidas na Unicamp receberam na noite desta quarta-feira (11) o Grande Prêmio Capes de Tese 2011. Os autores dos estudos são Sarita Cândida Rabelo e Eduardo Rochete Ropelle, que desenvolveram pesquisas nas áreas de Engenharias II e Medicina I, respectivamente. A cerimônia de entrega das premiações foi realizada na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília. Além dos pesquisadores da Unicamp também ganhou o Grande Prêmio Lincoln Thadeu Gouvêa de Frias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que desenvolveu seu estudo na área de ciências humanas. Ao todo, a Unicamp teve 13 trabalhos destacados, sendo que cinco foram selecionados como os melhores em suas respectivas áreas (incluídos os de Sarita e Ropelle) e outros oito receberam menções honrosas. Sarita foi orientada pelos professores Aline Carvalho da Costa e Rubens Maciel Filho e Ropelle, pelo professor José Barreto Campello Carvalheira.

A solenidade contou com a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O pró-reitor de Pós-Graduação da Unicamp, Euclides de Mesquita Neto, também participou do evento. Ele parabenizou os pesquisadores pelas distinções: “Primeiramente, quero cumprimentar aos autores e professores que orientaram os trabalhos premiados. Estas premiações são um importante reconhecimento e ficamos bastante satisfeitos que dois dos três grandes prêmios tenham sido outorgados a teses defendidas na Unicamp. Muito mais do que alcançar indicadores quantitativos, devemos continuar na busca de aprimoramento e melhoria de qualidade.  Acredito que estas premiações são claros indicativos de que nosso esforço deve se concentrar e continuar nesta direção”. Em cinco edições do Grande Prêmio Capes de Teses, de 2006 a 2011, a Unicamp levou sete das 15 premiações oferecidas, sendo a terceira vez que ganha com duas teses de doutorado. Veja mais

O Grande Prêmio Capes é ofertado às melhores teses dentre as contempladas com o Prêmio Capes de Tese 2011. Nesta edição, foram selecionados nacionalmente 45 trabalhos de doutorado defendidos em 2010, pertencentes às 47 áreas do conhecimento reconhecidas pela instituição. Segundo Livio Amaral, diretor de Avaliação da Capes, as instituições mais indicadas ao prêmio são também as que mantêm o maior número de cursos de pós-graduação, que por sua vez são os mais bem avaliados pela Capes. “Este prêmio reflete, portanto, a qualidade das pesquisas que têm sido feitas no Brasil”, considerou. Ele afirmou, ainda, que é preciso estimular mais universidades a participarem do certame.

Os autores das teses premiadas com o Prêmio Capes de Tese 2011 foram agraciados com certificados, medalhas e bolsas de pós-doutorado com duração de até três anos, para serem cumpridas em uma instituição de pesquisa do país. Há, ainda, a possibilidade de serem convertidas em um ano de estágio em uma universidade do exterior. Já o Grande Prêmio Capes de Tese consiste na concessão, além de certificados e medalhas, de bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos, podendo também ser convertida em um ano de estágio pós-doutoral fora do país; além de 15 mil dólares para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.

Trabalhos premiados
Saúde –
Na área de ciências da saúde, o Grande Prêmio Capes de Tese Emílio Marcondes Ribas foi outorgado a Eduardo Rochete Ropelle, da Unicamp, pelo trabalho Caracterização da Transmissão do Sinal da Insulina e da Leptina em Hipotálamo de Roedores durante a Anorexia Induzida pelo Câncer. A pesquisa identificou a proteína que controla a sensibilidade à insulina e leptina e interfere na anorexia induzida por câncer. Cerca de 80% dos pacientes com câncer sofrem de anorexia, que pode diminuir a expectativa de vida.

Humanas – Lincoln Thadeu Gouvêa de Frias, vencedor do Grande Prêmio Capes de Tese Paulo Reglus Neves Freire, para a área de ciências humanas, abordou a situação moral do feto e a seleção de embriões, na tese A Ética do Uso e da Seleção de Embriões. O trabalho examina argumentos favoráveis e contrários ao uso, descarte e seleção genética de embriões humanos, para derivação de células-tronco e para diagnóstico genético durante fertilização in vitro. O premiado é pesquisador do Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo da UFMG e professor da Unifenas.

Exatas – Na área de ciências exatas e da terra, a premiada Sarita Cândida Rabelo, da engenharia química da Unicamp, recebeu o Grande Prêmio Capes de Tese Otto Richard Gottlieb pelo trabalho Avaliação e Otimização de Pré-Tratamentos e Hidrólise Enzimática do Bagaço de Cana-de-Açúcar para a Produção de Etanol de Segunda Geração. A tese examina a produção de etanol a partir do bagaço da cana-de-açúcar e outros resíduos do processo.