A avaliação do ensino superior é discutida por
representantes do governo e de universidades

21/06/2012 - 13:50

Angelo Cortelazzo, do CEE: como funciona o sistema de São Paulo

Cláudia Griboski, diretora do Inep: destaque para o ingresso da Unicamp

Eliana Amaral, assessora da PRG: momento propício para o debate

Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação: atuação proativa no Sinaes

“Avaliação do ensino superior: experiências e alternativas” foi o tema do fórum permanente promovido nesta quinta-feira para tratar dos conceitos e metodologias de avaliação no país e discutir experiências de universidades estaduais, federais e privadas em relação ao Sinaes/Enade. Organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e pelo Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES) do Centro de Estudos Avançados (CEAv) da Unicamp, o fórum abordou aspectos importantes como a validade dos sistemas, modelos de avaliação, participação dos estudantes no exame e uso dos resultados para credenciamento, avaliação e qualificação dos cursos e das instituições. Os Fóruns Permanentes são uma realização da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).

A professora Eliana Amaral, assessora da PRG, disse que a entrada da Unicamp no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e a consequente participação de seus alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deu início a um grande debate interno sobre como esta participação pode contribuir para a qualificação dos cursos e da instituição. “Vimos que era um excelente momento para trazer representantes do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão do Ministério da Educação] e do CEE [Conselho Estadual de Educação de São Paulo], bem como as experiências de uma universidade estadual como a nossa (Unesp), uma federal (Unifesp) e uma privada (PUC de Campinas).”

O professor Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação, lembrou que a Unicamp decidiu aderir ao Sinaes sob a premissa de ter uma atuação proativa, criticando, discutindo e apresentando propostas. “Este fórum é parte deste processo, a avaliação precisa ser continuadamente repensada e revista. Nossa Universidade também realiza uma avaliação interna, em cada unidade e em cada curso, sempre revendo essas avaliações. Vale mencionar que estamos no início de um projeto interessante, o Seru [sigla para Student Experience in the Research University, em parceria com a Universidade da Califórnia – Berkeley], que está ligado à qualidade de vida dos estudantes nos campi, visando uma comparação com outras boas universidades de pesquisa.”

A primeira mesa do Fórum – “O Sinaes/Enade: perspectiva institucional” – contou com a presença de Cláudia Griboski, diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep, e de Angelo Cortelazzo, presidente da Câmara de Ensino Superior do CEE/SP. “Gostaria de destacar o empenho da Unicamp em participar do Enade e o quanto isso representa para o Sinaes. É fundamental que todas as instituições participem dos três pilares que compõem o sistema: a avaliação de desempenho dos estudantes, a avaliação dos cursos (institucional e por visitas in loco) e a autoavaliação”, afirmou Cláudia Griboski.

Angelo Cortelazzo falaria, por sua vez, do sistema de avaliação montado em São Paulo – em respeito ao regime federativo, os estados são convidados, mas não obrigados a participar do Sinaes. “Vou expor um pouco das relações que mantemos principalmente com o Enade, já que o Sinaes repete o que realizamos, como avaliações para credenciamento de cursos. Nosso sistema tem deliberações próprias, apesar de o princípio ser o mesmo: a avaliação das universidades calcada na autoavaliação institucional, avaliação pelos pares e avaliação externa”, adiantou o professor que hoje está aposentado pela Unicamp, onde foi pró-reitor de Graduação.