Campeão da Maratona de São

Denise Vaz, do Labex, e o corredor Solonei

Atleta realiza avaliação

O atleta Solonei Rocha da Silva

Após um teste no início de 2010 no Laboratório de Bioquímica do Exercício (Labex),  do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, o atleta Solonei Rocha da Silva decidiu focar seus objetivos para as provas de longa distância. No último domingo (17), Solonei derrotou os atletas do Quênia e conquistou a 18ª edição da Maratona Internacional de São Paulo.

O corredor, que desde 2010 realiza as avaliações no Labex, completou os 42.195 metros em 2h12min25s, seguido pelos quenianos Hillary Kpchirchir Kimaiyo (2h16min37s) e Katui Kipkemoi (2h17min32s). Na categoria feminina, a queniana Rumokol Chepkanan venceu, com 2h31min31s, novo recorde da prova.

“Eu parti para as provas de maratona depois que eu fiz um teste aqui no Labex. Isso foi no início de 2010. O resultado do teste mostrou que o meu corpo é muito mais propício para as maratonas do que para as provas de curtas distâncias. A partir disso, comecei a focar e já consegui estrear na Maratona de Porto Alegre com um tempo muito bom”, disse o atleta, que esteve na manhã desta terça-feira (19) no Laboratório da Unicamp para novos exames.

“Trabalhamos em parceria com o Labex justamente buscando uma melhor recuperação. Estamos com um trabalho interessante na parte nutricional para acelerar esta recuperação. Para o organismo se recuperar de uma maratona como esta leva, no mínimo, uma semana. Foram 42 quilômetros, é muito desgastante. E a maratona de São Paulo é muito pesada”, contou.

Solonei foi medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara no ano passado. A vitória da Maratona de São Paulo veio em um momento crucial para o atleta, que não conseguiu o índice olímpico na Maratona de Londres. “As condições climáticas, principalmente o vento, me prejudicaram bastante”, justificou.

Também vieram para a sequencia de testes no Labex junto com Solonei, os atletas Kleberson Davide e Lutimar Abreu Paes. Kleberson foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro e já conseguiu o índice, nos 800 metros, para os Jogos de Londres. O gaúcho Lutimar Paes já participou do Mundial de Atletismo da Coréia e foi vice-campeão do Troféu Brasil, que começa no dia 27 deste mês. Todos os atletas pertencem à equipe do Clube Pinheiros e são treinados por Clodoaldo do Carmo. O Labex é o centro escolhido pelo treinador para a realização dos testes e avaliações dos seus atletas de elite.