6º Grande Desafio reúne, neste sábado,
114 equipes no Ginásio da Unicamp

14/06/2012 - 15:50

Projetar, construir e operar um equipamento capaz de auxiliar no desassoreamento e na despoluição de um lago é o tema do 6º Grande Desafio 2012, organizado pelo Museu Exploratório de Ciências - Unicampo, proposto no âmbito das atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento ocorrerá neste sábado, 16 de junho, no ginásio da Unicamp, entre 9 e 17 horas.

As 114 equipes (formadas por alunos do Ensino Fundamental, Médio e EJA) apresentarão seus projetos para avaliação de desempenho, confraternização e premiação. O Grande Desafio é uma oportunidade para aproximar professores e estudantes em sala de aula de maneira pouco convencional, agregando conhecimentos formais e não formais.

Assim, além dos aspectos de geografia ligados ao Desafio, como ecologia, poluição, assoreamento, os alunos são incentivados a usar sua  criatividade e buscar conhecimento em outras áreas, como matemática e física, por exemplo. As equipes recebem um problema a ser resolvido, desenvolvendo um equipamento que auxilie na resolução do problema apresentado.  Os equipamentos construídos serão testados neste sábado na arena do Ginásio da Unicamp. O objetivo do programa não é apenas a conclusão do desafio, mas seu processo.

Neste ano foram incorporadas duas novidades: o Mapa Colaborativo da Qualidade das Águas e o Vídeo Desafio. Para mais detalhes sobre o 6º Grande Desafio e desafios dos anos anteriores, acesse o nosso site: www.mc.unicamp.br. Participe! Traga seus amigos neste sábado para a Unicamp.

6º Grande Desafio
Ginásio Multidisciplinar da Unicamp