Empresa graduada na Incamp lança
tecnologia no InovaCampinas

13/06/2012 - 13:40

/
Mesa de abertura do InovaCampinas

Mesa de abertura do InovaCampinas

O fotômetro analisador de combustível já está disponível para comercialização

O fotômetro analisador de combustível já está disponível para comercialização

Nos dias 11 e 12 de junho, aconteceu o InovaCampinas – Fórum Regional de Inovação, Sustentabilidade e Mostra de Negócios, Tecnologia, Oportunidades e Empreendedorismo da Região do Conhecimento, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Campinas e pela Fundação Fórum Campinas no The Royal Palm Plaza, das 08h às 18h. A participação da Unicamp foi organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp, uma das expositoras do evento. Além de apresentar ao público informações sobre as pesquisas da Universidade com potencial de inovação, a Inova Unicamp levou ao evento os perfis de divulgação de parte dos pedidos de patentes de diversas áreas do conhecimento que apresentam grande potencial de mercado. Além disso, a Agência também expôs o desenvolvimento do Parque Científico da Unicamp com o intuito de prestar informações para empresas possivelmente interessadas em se instalar no local.

Na segunda-feira (11), a empresa Tech Chrom, graduada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp) da Unicamp, levou ao InovaCampinas o fotômetro analisador de combustível, tecnologia desenvolvida para realizar a viabilização de produção em escala de um fotômetro para determinação do teor de etanol em álcool combustível e gasolina. O produto final é resultado do licenciamento da tecnologia entre a Unicamp e a empresa. Seu lançamento foi realizado no evento e o fotômetro já pode ser comercializado por proprietários de postos de combustíveis. De acordo com Valter Matos, diretor da Tech Chrom, “a tecnologia trabalha na região do infravermelho próximo e foi desenvolvida para detectar a adulteração em combustíveis líquidos pela determinação do teor de água no álcool etílico hidratado carburante (AEHC) e do teor de álcool etílico combustível (AEAC) na gasolina”. Além de não gerar resíduo, o fotômetro apresenta resultado direto no visor do aparelho em menos de um minuto. “O teste obtém resultado instantâneo. Dessa maneira, é possível identificar adulterações no produto a tempo de coletar uma amostra de contra prova para análise completa em laboratório”, explica o diretor.

O fotômetro analisador de combustível traz vantagens aos proprietários de postos de combustíveis e aos consumidores, já que “oferece oportunidade de realizar análise de dois combustíveis em apenas um aparelho de forma rápida, segura e sem geração de resíduo, demonstrando ao cliente rapidamente a qualidade do combustível que comercializa utilizando-se da tecnologia para promover estabelecimento e gerar novos clientes”, completa Valter. Através dessa análise, o revendedor evita as autuações e o consumidor os prejuízos da compra de combustível adulterado, que pode acarretar danos ao seu veículo. A tecnologia também evita a comercialização de etanol a preço de gasolina ou a quantidade elevada de água no etanol, lesando o fisco em ambos os casos. Durante o período de incubação, a Tech Chrom teve treinamento de capacitação e desenvolveu instrumentação analítica específica. “A incubação na Incamp propiciou contato direto com docentes e especialistas de diversas áreas do conhecimento da Unicamp, disponibilizada através de convênio com a universidade”, afirma o diretor da Tech Chrom.

A tecnologia foi lançada no InovaCampinas com o objetivo de atrair o público presente, já que o evento contou com a participação de empresários, investidores e empreendedores da região de Campinas. “A intenção da nova tecnologia é encontrar consumidores finais interessados e, assim, realizar uma fabricação em grande escala, abrangendo o mercado nacional e beneficiando a sociedade”, explica Valter. Para o diretor da Tech Chrom, a mostra de negócios, tecnologia e empreendedorismo promovida pelo InovaCampinas cria o ambiente propício para novas oportunidades e parcerias. “Lançamos o fotômetro num evento que vem ao encontro do momento que a Tech Chrom vive. Trazemos ao mercado um produto inovador, com grande potencial identificado e consolidado em início de produção. O InovaCampinas foi uma ótima oportunidade para a criação de parceria com empresas que possuem uma sinergia com a tecnologia e investidores”, finaliza.

InovaCampinas reuniu empresários, investidores e empreendedores da região
Além de contar com a participação de institutos, órgãos públicos e empresas como expositores focados em inovação e desenvolvimento, o InovaCampinas abordou uma série de debates, palestras e painéis ao longo dos dias. O evento contou com a apresentação de casos práticos de cidades inovadoras e também abordou o tema “consolidação da RMC como região do conhecimento”. De acordo com o diretor executivo da Inova Unicamp, Roberto Lotufo, a região de Campinas possui potencial para ser a região do conhecimento e deve continuar fortalecendo a esfera da ciência, tecnologia e inovação. Nesse sentido, é preciso continuar investindo no ensino e pesquisa em excelência e auxiliar na prospecção de novas empresas de base tecnológica para que fortaleçam o caráter inovador na região. Além disso, a organização de eventos, cursos, workshops e palestras sobre o assunto deve ser amplamente divulgada para que a população perceba o potencial da região”, opina Lotufo.

O InovaCampinas também contou com painéis que exploraram o tema “cidades inteligentes e sustentáveis”, além de debates e palestras sobre startups da região de Campinas; inovação e empreendedorismo; a importância dos investidores-anjos para startups, spin-offs e incubadoras de base tecnológica. Segundo Lotufo, mais do que promover um evento relacionado à inovação, o InovaCampinas  visa integrar três pilares essenciais da inovação – empresas, instituições de pesquisa e setor público –, o que fortalece a discussão do tema e o desenvolvimento regional. “O evento possibilitou a exposição de empresas nascentes de base tecnológica ou processos e produtos inovadores, de interesse para investidores e empresários da região. Eventos como o InovaCampinas são imprescindíveis para a disseminação da cultura empreendedora e fortalecimento da região de Campinas, além de ser uma ótima oportunidade de encontro entre empresários, empreendedores, pesquisadores e investidores da região”, afirma o diretor.