Abertas inscrições para a
4ª Olimpíada de História

01/06/2012 - 10:40

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp convoca estudantes e professores de todo o país a participarem da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site até dia 10 de agosto. A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa única na área de ciências humanas em todo o Brasil. Em 2011, a Olimpíada contou com mais de 65 mil inscritos, com representantes de todos os estados do território nacional.

Em 2011, a Olimpíada contou com mais de 65 mil inscritos, com representantes de todos os estados do território nacional. Composta por cinco fases on line e uma presencial, a competição envolve professores de história e alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio em um trabalho coletivo de estudar não apenas o conteúdo das questões propostas, mas de desenvolver um olhar crítico para a história. Dessa forma, é valorizado o processo de aprendizagem e construção do conhecimento. O contato direto com documentos históricos permite aos participantes trabalharem como historiadores, à medida que processam as informações exigidas nas respostas das questões em cada fase.

Este ano, a primeira fase terá início em 20 de agosto e a fase final presencial acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas.

O Museu Exploratório de Ciências custeará as passagens de avião de 37 equipes para participarem da final, selecionadas de acordo com sua pontuação nas fases online. Serão selecionadas: para cada estado da federação, a equipe com maior pontuação; a equipe de escola pública com maior pontuação em cada uma das cinco regiões do país (norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste) e as cinco equipes de escola pública com maior pontuação, independente da região.

Os professores responsáveis por essas equipes serão convidados a permanecer na Unicamp para realizar um curso de capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu, após a final da Olimpíada.

A Olimpíada premiará escolas, alunos e professores, com 60 medalhas de ouro, 100 de prata e 140 de bronze, além de certificados de participação para todos os inscritos e todas as escolas participantes.

Comentários

Otima ideia, mas quero mais informções(quantidade de alunos por ano,etc.).
Muito obrigado.

Email: 
agnorvn@yahoo.com.br

Em minha opinião esta Olimpíada proporcionará a estudantes de todo o Brasil mesmo que não vencedores, um rico e diversificado conhecimento em história. Muito interessante esta iniciativa da Unicamp, propiciar a todos o conhecimento.

Email: 
arthur.bassanelli@hotmail.com

extraordinária iniciativa, com certeza vou participar com o colégio que leciono aqui em Campo magro Paraná!

Email: 
galeno.machado@hotmail.com

Parabéns por mais uma belíssima contribuição para o desenvolvimento do ensino superior no Brasil.

Que a Olimpíada de História seja um sucesso.

Um abraço,

Sintonia Universitária
www.sintoniauniversitaria.com.br

Email: 
ozoiudo@hotmail.com

A ONHB está em seu 4º ano e ja é um sucesso total, proporcionando o desenvolvimento quanto ao estudo da hisória do Brasil de modo criativo e crítico .
Tendo em vista minha participação no 2ºano de realização da ONHB creio que a mesma foi de extrema importancia com relação a nova concepção da disciplina de história no ensino médio.
Desejo a todos bons estudos e que este ano a Olimpíada de História continue sendo um sucesso,assim como nas edições anteriores, despertando em seus participantes a busca pelo conhecimento sempre !!!

Email: 
ruan.patrick@hotmail.com

adorei saber das olimpiadas! irei participar.

Email: 
adrianamprata@gmail.com

adorei sempre participei acho muito interesante e educativo!!!!!

Email: 
geovana_mendes2011@hotail.com

As olimpíadas de historia são uma boa 'incentivação' para os estudantes conhecerem o passado do Brasil

Email: 
tatamartins13@gmail.com

Adorei a ideia das olimpíadas de História. Isso vai proporcionar aos alunos um amplo conhecimento sobre a historia do Brasil.

Email: 
gleice_ht@hotmail.com

Com certeza vamos incentivar a participação dos nossos alunos nesta olimpíada. A EEEP Eusébio de Queiroz tem muitos talentos e feras no assunto.

Email: 
magraspaula@gmail.com

Páginas

Adicionar comentário