Entre as melhores com menos de 50

31/05/2012 - 11:00

A Unicamp está entre as 50 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos, segundo ranking divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Times Higher Education (THE), um dos mais importantes institutos de avaliação do ensino superior. Aos 45 anos, a Universidade ocupa a 44ª posição. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aparece em 99º lugar.

Com a inclusão da Unicamp e da Unesp, o Brasil passa a ser o único país da América Latina a aparecer no ranking das melhores universidades mais jovens do mundo. O país também está à frente de outros emergentes, como Índia e Rússia, que não aparecem no levantamento. Na publicação que divulga o ranking, o THE inclui um artigo destacando o papel da Unicamp.

“É um orgulho para a Unicamp figurar num dos rankings mais prestigiosos do mundo”, disse o reitor Fernando Costa. Segundo ele, a boa colocação alcançada pela Universidade certamente tem a ver com a sua produção científica e sua capacidade de inovação. “É sinal de que o modelo implantado desde a fundação, e que faz da pesquisa um elemento de qualificação do ensino em todos os níveis, está dando certo”, completou.

O reitor também destacou o esforço continuo para a contratação dos melhores professores e na formação de estudantes que possam atuar como protagonistas nas diversas áreas do conhecimento. Ressaltou, porém, que ainda há grandes desafios para o futuro. Um deles é ampliar o grau de internacionalização. “Precisamos atrair um número maior de estudantes e professores estrangeiros”.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Phil Batty, responsável pelo levantamento do THE, disse que a elaboração de um ranking específico para as universidades com menos de 50 anos permite conhecer as "futuras Harvards ou Oxfords", numa referência às centenárias escolas dos EUA e do Reino Unido que costumam liderar os rankings de melhores lugares para estudar no mundo.

Na segunda-feira, outra instituição, a QS (Quacquarelli Symonds), também do Reino Unido, divulgou o seu ranking das 50 melhores universidade do mundo com menos de 50 anos. A Unicamp é a única brasileira, em 22º lugar. Os dois institutos adotam critérios diferentes. Enquanto no THE a pesquisa tem peso maior, no QS conta mais a reputação de uma universidade no meio acadêmico mundial.