Dispositivo desenvolvido no IQ é destaque de capa
da Analyst

24/05/2012 - 16:30

Dispositivo inédito criado por Jesuí Visentainer: simples, sensível e portátil

Marcos Eberlin, orientador: pela popularização da espectrometria de massas

É um trabalho que mereceu capa da revista Analyst, importante publicação da área de química: com uma lata de ar comprimido, um cateter cirúrgico, uma agulha de injeção e um capilar de sílica, o professor Jesuí Vergilio Visentainer, da Universidade Estadual de Maringá, desenvolveu um dispositivo inédito, sensível e portátil que promete simplificar a análise de variados componentes químicos. Trata-se de uma fonte de ionização e dessorção de amostras para análise por espectrometria de massas (entre outros métodos), fruto do estudo de pós-doutorado que o pesquisador realizou no Instituto de Química (IQ) da Unicamp, sob a orientação do professor Marcos Eberlin.

Eberlin explica que a espectrometria de massas, antes considerada uma “técnica das elites”, vem se transformando em uma “técnica popular” graças a grandes e recentes avanços em instrumentação e ao desenvolvimento de técnicas revolucionárias de ionização. “Eliminamos etapas como de preparação de amostras e separação cromatográfica. Jesuí Visentainer criou uma fonte de ionização completa a um custo de dois dólares, quando o processo, normalmente, pede um equipamento de 25 mil dólares.”

O pedido de patente do dispositivo já foi depositado em fevereiro último, junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), conjuntamente por Unicamp e UEM. Para Marcos Erbelin, o equipamento é multiuso, servindo para analisar componentes de perfumes, fármacos, biodiesel, defensivos agrícolas. “E qualquer pessoa poderia usá-lo, depois de aprender a fazer a medição. A ideia é ver o dispositivo disseminado e não apenas em laboratórios de análises. Uma dona de casa poderia verificar se o tomate está contaminado, e o marido, se o vinho e a cerveja são de qualidade. Costumo brincar que a espectrometria de massas é um canivete suíço.”

Segundo o pesquisador da Unicamp, há uma tendência à miniaturização dos equipamentos e os trabalhos do seu grupo, dentro do Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas, visam desenvolver técnicas aplicáveis ao dia a dia. Seguidor do lema “massa para as massas” e defensor do emprego da técnica “por todos, a todo tempo e em todo lugar”, Marcos Eberlin tem concedido palestras sobre “A espectrometria de massas do século 21: rápida, sensível, seletiva, fácil, universal e de baixo custo”. “A capa da Analyst foi um grande reconhecimento”, afirma.