Alunos do IC ganham o primeiro lugar em competição promovida pela empresa Facebook

23/05/2012 - 15:10

Unicamp é a primeira a vencer um hackathon no país

Interação dos vencedores durante a competição

Um grupo de alunos das áreas de Ciência da Computação e Engenharia da Computação da Unicamp ficou com a primeira colocação no São Paulo Brazil Hackathon, evento ocorrido no último dia 18 no hotel WTC Sheraton, na Capital. É a primeira vez que a programação é desenvolvida no país, sob o patrocínio da empresa Facebook.

A competição teve o intuito de fomentar o desenvolvimento de um produto na web em 24 horas, tirando proveito da plataforma do Facebook, e contou com a participação de várias universidades. Além da Unicamp, a USP e o ITA. Foram cerca de 150 estudantes competidores no total.

A equipe da Unicamp, o primeiro grupo brasileiro a vencer um hackathon, foi formada por Carlos Eduardo de Andrade, do Laboratório de Otimização e Combinatória, orientando de doutorado do professor Flávio Keidi Miyazawa; Gabriel Cavalcante, do Laboratório de Administração de Sistemas, orientando de doutorado do professor Paulo Lício de Geus; Miguel Gaiowski, do Laboratório de Otimização e Combinatória, orientando de mestrado do professor Cid de Souza; e Thiago Valverde, aluno de graduação da Engenharia da Computação.

De acordo com Carlos Eduardo, um problema que incomoda muito no Facebook são as mensagens de spam na página principal como as de futebol durante finais e movimentos políticos, entre outras. É algo que aflige boa parte dos seus quase 900 milhões de usuários.

O grupo da Unicamp então resolveu criar uma extensão para o navegador Chrome, que é capaz de filtrar mensagens nessa página principal. "Um post indesejado pode ser marcado como lixo. Uma vez marcado, nossa extensão oferece uma lista de palavras que podem ser incluídas em uma 'lista negra', usada para 'esconder´inclusive futuros posts desse tipo. Na solução encontrada pelos estudantes, foram utilizados conceitos e técnicas de inteligência artificial e processamento de linguagens naturais.

O prêmio, além da distinção, agraciou os ganhadores com uma viagem em novembro à sede do Facebook, em Menlo Park, Califórnia, quando competirão nas finais mundiais com outros maratonistas. Segundo o Facebook, o objetivo do evento é difundir a cultura hacker presente nessa empresa, que tem em seu campus, em Menlo Park, na Califórnia, uma rua de nome Hacker Way. O doutorando Gabriel Cavalcante acredita que o desenvolvimento de um trabalho em conjunto, em todos níveis e cursos, pode gerar bons resultados como este.