Jacques Schwartzman fala
na Unicamp sobre o Reuni

17/05/2012 - 14:00

Jacques Schwartzman, da UFMG, fala sobre o Reuni

O estudioso Jacques Schwartzman, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), concedeu na quarta-feira (16) seminário na Unicamp em que faz uma avaliação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O seminário, realizado no Auditório da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), é uma iniciativa do Centro de Estudos Avançados (CEAv).

O Reuni é uma ação iniciada em 2007 pelo Governo Federal para apoiar a expansão da educação superior no país. Gerido no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Programa será encerrado no final deste ano, abrindo caminho para o Reuni 2. A proposta de um novo ciclo de expansão para as universidades federais é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), composta por reitores das 59 universidades federais do país. Os representantes da Andifes entregaram este mês ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as propostas para um novo programa.

Schwartzman explicou que o Reuni atual foi direcionado, principalmente, para aumentar a quantidade de alunos nas universidades federais. “O programa foi implementado e as universidades responderam bem às questões das vagas. Agora se vislumbra o Reuni 2, nos moldes do Reuni atual, mas com o foco na qualidade”, revelou o docente, que dirige o Centro de Estudos sobre Educação Superior e Políticas Públicas (Cespe) da UFMG. O estudioso, com formação em economia, falou sobre o crescimento dos cursos de graduação e as propostas do Reuni atual vinsando mais eficiência e eficácia.