John Elliot aborda aspectos
relativos à Lesson Studies

16/05/2012 - 15:00

/
O professor John Elliot

O professor John Elliot

Público presente à palestra

Público presente à palestra

John Elliot, professor emérito no Centro de Pesquisas Aplicadas em Educação (CARE), junto à Universidade East Anglia, no Reino Unido, participou no início da tarde desta quarta-feira (16) do projeto Conversando sobre a Graduação, cujo objetivo é promover reflexões acerca de temas relevantes para o desenvolvimento deste nível de ensino. O convidado falou sobre aspectos relativos à Lesson Studies (Pesquisa em Aula), que segundo ele tem contribuído para ampliar a qualidade do aprendizado em sala de aula. O Conversando sobre a Graduação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp.

De acordo com Elliot, a Lesson Studies teve origem no Japão e posteriormente se espalhou para outros países. A diferença básica dessa proposta, que é baseada em experimentos pedagógicos ou pesquisa-ação, é que as aulas não são desenhadas por um professor, mas por diversos educadores. Dito de modo simplificado, o processo funciona da seguinte forma. O docente responsável pela disciplina se reúne com um grupo de especialistas na mesma matéria. Conjuntamente, eles preparam a aula, que será ministrada por um deles.

Esta aula é então acompanhada pelos demais integrantes do grupo, que agem como observadores. Ao final, todos voltam a se reunir. “É quando eles identificam eventuais problemas, que são corrigidos. A aula, desse modo, é ministrada novamente e depois tornada pública, para que todos os outros professores possam ensinar o conteúdo baseado no desenho definido. Ou seja, é um processo construído coletivamente e que está sempre sujeito a novos aprimoramentos”, explicou. Durante a palestra, Elliot exibiu um vídeo mostrando a experiência da Lesson Studies em Cingapura.

O método, conforme o palestrante, tem sido utilizado principalmente nas escolas de ensino básico. “Eu gostaria, porém, de ver essa experiência aplicada também nas universidades. Ela poderia ser usada, por exemplo, para desenhar aulas sobre assuntos complexos, como os fenômenos ligados às mudanças climáticas”, sugeriu. A programação do Conversando sobre a Graduação pode ser acompanhada neste endereço eletrônico.

Comentários

"Lesson Studies", proposta muito interessante e desafiadora em se tratando de formação continuada de professores de matemática atuantes na educação básica.

Dentre os aspectos que me chamaram a atenção, a aula planejada pelo grupo de professores seria a mesma retomada no segundo, terceiro momento... ou se daria continuidade ao assunto, avançando com o conteúdo?

Email: 
vbisconsini@yahoo.com.br