Unicamp coordenará Centro
de Referência ao Idoso

15/05/2012 - 14:50

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda (14) o maior programa de atenção ao idoso já lançado no Estado. Com investimento de R$ 121,7 milhões, a ação, intitulada “São Paulo Amigo do Idoso”, inclui iniciativas das secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social, Turismo e Esporte. Pioneiro no país, o programa vai implantar serviços modelos na área de assistência e incentivar os municípios paulistas a promoverem a melhora da qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais.

Uma das ações é a criação de quatro novos Centros de Referência ao Idoso (CRI) nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, ABC e Baixada Santista. Atualmente, há duas unidades estaduais com este perfil em funcionamento: os Centros de Referência do Idoso da Zona Norte e o da Zona Leste da capital paulista.

Os CRIs serão polos regionais de promoção de envelhecimento ativo e centros formadores geriátricos, com especialidades médicas, atividades educacionais, culturais e de lazer. “Os CRIs têm toda a assistência médica e odontológica, informática, salão de beleza, salão de baile. Enfim, é um sucesso e nós vamos levar para mais quatro regiões do Estado”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Até o segundo semestre de 2014, as quatro unidades devem ser inauguradas, com um investimento total de R$ 20 milhões para as construções e custeio anual de R$ 57,6 milhões. Um deles será na Unicamp.

A notícia foi divulgada na manhã de segunda-feira (14) minutos antes do diretor da FCM, Mario José Abdalla Saad e do superintendente do HC, Manoel Barros Bértolo se dirigirem à São Paulo para a assinatura do convênio. “O governador escolheu Campinas para implantar um dos Centros de Referência ao Idoso que ficará na área da saúde da Unicamp”, disse Bértolo.

Para o diretor da FCM, esta iniciativa reforça e contempla os trabalhos e pesquisas na área de geriatria desenvolvidos ao longo dos anos pela Faculdade. Sem data definida, o HC e a FCM assinarão o termo de seção do Centro de Referência ao Idoso à Universidade em cerimônia oficial a ser confirmada, quando novos detalhes serão divulgados sobre o Centro de Referência ao Idoso de Campinas.