Seminário e Encontro Pibid-Unicamp começam segunda

11/05/2012 - 13:50

A Unicamp promoverá na segunda e terça-feira, 14 e 15 de maio, o I Seminário e o II Encontro Pibid-Unicamp. Os eventos, cujas atividades ocorrerão no Centro de Convenções e no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE), serão compostos por palestras, mesas-redondas e exposição de 89 pôsteres dos trabalhos desenvolvidos tanto pela Universidade quanto por outras instituições de ensino superior, algumas de fora do Estado de São Paulo. “Queremos promover uma reflexão sobre os subprojetos conduzidos até aqui, mas também fomentar a troca de experiência entre os bolsistas, coordenadores e supervisores que participam do programa”, afirma o professor Guilherme do Val Toledo Prado, coordenador institucional do Pibid na Unicamp.

De acordo com ele, o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O programa procura fomentar a ida de estudantes de licenciatura, a partir do segundo semestre de curso, para as escolas públicas, onde eles participam de ações ligadas ao cotidiano das unidades, bem como em trabalhos educativos. As atividades são coordenadas por um docente da Universidade e supervisionadas por um educador da escola. Todos os envolvidos recebem uma bolsa que varia conforme a função exercida.

“É importante salientar que o programa é feito com a escola e não para a escola. Essa construção conjunta é fundamental para a efetividade dos trabalhos”, assinala a professora Eliana Ayoub, presidente da Subcomissão Permanente de Formação de Professores, órgão ligado à Comissão Central de Graduação (CGC) da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Segundo ela, a Unicamp conta atualmente com 200 alunos de licenciatura bolsistas, distribuídos em 12 subprojetos. "Estamos apresentado mais cinco subprojetos ao edital da Capes em 2012, o que deve elevar essa participação para 300 bolsistas”, adianta a docente.

Ao promover o I Seminário e o II Encontro Pibid-Unicamp, acrescenta o professor Guilherme Toledo Prado, a Universidade pretende também levar os trabalhos ao conhecimento da comunidade interna e da sociedade em geral. “Esse aspecto é importante, visto que a Unicamp conta com cerca de 3.500 alunos de licenciatura. Queremos mostrar para esse contingente a oportunidade de participar do Pibid, que na nossa avaliação é um dos programas que contribuem para melhor formar os futuros professores”, avalia a professora Eliana Ayoub.

As inscrições para a participação nos eventos estão abertas, são gratuitas e podem ser feitasneste link até a véspera da abertura dos trabalhos. O público alvo são alunos de licenciaturas, educadores das redes estaduais e municipais de ensino, além de bolsistas, coordenadores e supervisores que participam do Pibid. Entre os conferencistas confirmados está o professor John Elliot, da Inglaterra. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.