Evento internacional abordará
segurança alimentar e qualidade de vida

12/03/2012 - 10:20

/
Gláucia Pastore, presidente do Congresso

Gláucia Pastore, presidente do Congresso

Délia Amaya, da FEA

Délia Amaya, da FEA

A cidade de Foz de Iguaçu sediará pela primeira vez na América Latina o Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em sua 16ª edição. O evento, promovido pelo IUFoST (International Union of Food Science and Technology) e que acontecerá no Rafain Palace Hotel & Convention Center nos dias  5 a 9 de agosto, trará ao Brasil um público de mais de 3 mil pessoas. Até o momento 1.500 estão inscritos, sendo a metade participantes estrangeiros. A presidente do Congresso é a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp Gláucia Maria Pastore.

O objetivo do encontro é apresentar, ao longo da programação, diferentes aspectos da segurança dos alimentos e os seus benefícios à saúde e ao bem-estar das pessoas, usando a ciência e a tecnologia como ferramental para alcançar esses propósitos. “No mundo inteiro existe uma grande preocupação em se obter alimentos seguros (aqueles que não tragam riscos à saúde do ponto de vista químico, microbiológico e toxicológico), nutritivos e que proporcionem saúde ao consumidor. Discutir os principais desafios para o setor nos colocam mais próximos do seu conhecimento”, enfatiza Gláucia Pastore.

Segundo ela, graças à ciência e à tecnologia de alimentos hoje procura-se, mais do nunca, fornecer informações adequadas para que essa obtenção de alimentos seja cada vez mais segura. Muitas pesquisas dedicam-se hoje a desvendar o assunto pelo incontestável interesse em encontrar uma alimentação de fato mais saudável.

Serão abordados no evento temas como alimentos funcionais, novas técnicas no processamento, órgãos regulatórios e os novos alimentos frente à legislação mundial, importância da qualidade nutricional dos alimentos, com sessões de discussão sobre a formação de recursos humanos na área de alimentos, isso em nível de graduação e de pós-graduação. A programação científica foi elaborada pela também professora da FEA da Unicamp Délia Amaya, que garimpou de diversos países as maiores autoridades na investigação sobre os alimentos.

Inscrições

Além da esfera científica, o evento prevê a realização de uma grande feira onde serão mostrados os lançamentos de produtos, processos em ciência e tecnologia de alimentos e ingredientes. O deadline para entrega dos resumos dos trabalhos vai até sábado (dia 31). Eles serão avaliados quanto ao seu mérito por um comitê científico. Os melhores trabalhos serão publicados em periódico internacional e receberão o Prêmio Jovem Cientista. As inscrições serão aceitas até a véspera do Congresso no endereço https://iufost.org.br/pt-br/InscricoesOnline. Mais informações no site www.iufost.org.br.