Workshop de modelo de negócios e metodologia lean start-up reúne equipes do Desafio Unicamp

16/04/2012 - 15:10

/
Virgílio Marques dos Santos, coordenador técnico do Desafio

Virgílio Marques dos Santos, coordenador técnico do Desafio

Alunos em workshop do Desafio Unicamp

Alunos em workshop do Desafio Unicamp

No último sábado (14), a Agência de Inovação Inova Unicamp promoveu a segunda etapa de capacitação do Desafio Unicamp 2012, que consistiu no workshop de modelo de negócios e metodologia lean start-up. Realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e em parceria com a associação Campinas Startups, o evento reuniu as equipes da competição, além dos demais alunos interessados em empreendedorismo tecnológico.

A abertura do workshop foi realizada pela diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Inova Unicamp, Patricia Magalhães de Toledo, que ressaltou as mudanças da competição este ano: “Em sua segunda edição, o Desafio implantou o Manual Unicamp Empreende, um guia de informações aos alunos que possuem o desejo de empreender. Além disso, tivemos 50 equipes inscritas de diversas universidades, número expressivo se comparado ao ano passado”. A diretora também falou sobre as estruturas de apoio ao empreendedorismo na Universidade: Inova Unicamp, Incamp e Inovasoft.

Em seguida, o coordenador técnico do Desafio Unicamp, Virgílio Marques dos Santos, falou sobre as instruções gerais da competição e como realizar buscas de tecnologias no âmbito do Desafio. “O ponto chave do sucesso é a vontade de aprender e por em prática os conhecimentos da tecnologia e de empreendedorismo”, afirma. Virgílio também deu dicas às equipes que estão dispostas a vencer o Desafio Unicamp: “É preciso entender a tecnologia a fundo, ter foco no mercado e utilizar a mentoria com sabedoria”.

A próxima palestrante do workshop foi Beatriz Florence, analista de empreendedorismo tecnológico da Inova Unicamp, que falou sobre o processo de mentoria no âmbito do Desafio Unicamp. “A mentoria é um trabalho voluntário que visa apoiar e incentivar a atividade empreendedora. Na competição, cada equipe terá dois mentores – um acadêmico e outro empresarial. Recomenda-se que as reuniões com os mentores sejam presenciais e bastante proveitosas, com dúvidas específicas de pontos previamente estudados e discutidos”, afirmou.

O workshop de modelo de negócios e metodologia lean start-up contou com a participação de Fernando Matt, presidente da Inova Ventures Participações S/A (IVP), e de Alexandre Neves, presidente do grupo Unicamp Ventures. Os convidados falaram sobre as associações e suas importâncias para o ecossistema empreendedor de Campinas. “O objetivo da IVP é aportar dinheiro e capital intelectual para auxiliar na formação de empresas. Dessa maneira, as equipes participantes do Desafio Unicamp que tiverem interesse em levar adiante seus projetos podem nos procurar para futuros investimentos”, explicou Matt.

Taila Lemos, diretora executiva da start-up Gentros, foi a próxima palestrante do evento e fez a apresentação da associação Campinas Startups. Segundo Taila, o Campinas Startups possui finalidades alinhadas com a competição. “Nosso objetivo é encontrar pontos fracos de cada empresa para que haja auxílio mútuo, criando, assim, cases de sucesso na região de Campinas”. Júlio Viégas e Kleber Teraoka, também do Campinas Startups, abordaram os temas “customer discovery” e “metodologia lean start-up”. “A metodologia ‘customer discovery’ muda o padrão tradicional de ter uma ideia, validá-la e entregar a versão ao primeiro cliente. A nova metodologia visa trazer o cliente para o começo do ciclo e inicialmente validar a hipótese de maior risco, o que traz mais interação”, explica Júlio. Os alunos presentes no evento também tiveram a oportunidade de aprender a metodologia de modelo de negócios e canvas, ministrado por Virgílio. O coordenador técnico do Desafio Unicamp instruiu as equipes a dar o passo inicial na competição e, assim, adquirir conhecimento necessário para elaborar seus modelos de negócios de maneira criativa e condizente com a realidade empresarial.

Em seguida, o workshop apresentou cases práticos: equipe finalista do Desafio Unicamp 2011, com Murilo Marques e Paulo Portilho, e Campinas Startups, com Ivan Perez e André Paraense. Portilho deu algumas dicas da competição aos presentes: “Cada integrante da equipe deve exercer sua habilidade específica. Além disso, é importante conversar com os fornecedores e preencher corretamente o canvas para que o grupo saiba o que perguntar para professores e pesquisadores”, alerta. Em seguida, Paraense falou sobre a mudança de estratégia nas empresas para alavancar o sucesso. “O tempo é o maior ativo de uma empresa quando ela está começando. É preciso investir em algo certeiro e confrontar visões de mercado, além de aprimorar produtos, realizar plano de custos, analisar os interesses do cliente e captar ajuda de mentores e especialistas do mercado”, afirmou.

Ao final do workshop, Leonardo Leorde e Marcelo Leite, da empresa LD Soft, apresentaram o Sistema Webseek, desenvolvido para oferecer aos seus usuários a busca de informações oficiais de propriedade intelectual no Brasil. A LD Soft é patrocinadora do Desafio Unicamp 2012, bem como CNPq, Embraer, Natura, FM2S, RedEmprendia, P&G e IVP. As próximas etapas presenciais do Desafio Unicamp 2012 serão plantões de dúvidas nos dias 16 de maio e 13 de junho, na sala PB18 do Ciclo Básico II. A final da competição acontece no dia 27 de julho e a equipe vencedora ganhará R$ 3.000 para cada integrante, uma bolsa no exterior e um iPad.

Sobre o Desafio Unicamp
O Desafio Unicamp 2012 é uma competição de modelos de negócios a serem elaborados a partir de tecnologias desenvolvidas na Universidade – patentes e programas de computador. Ao longo de três meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seu modelo de negócios de maneira criativa e condizente com a realidade empresarial. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando ainda mais a participação e o engajamento dos alunos. Para mais informações, acesse: www.inova.unicamp.br/desafio.