Novo artista residente do IA assina termo de adesão

10/04/2012 - 08:00

O reitor da Unicamp, professor Fernando Ferreira Costa, oficializou na tarde desta terça-feira (10) a permanência, nos próximos meses, do novo artista residente das Artes Cênicas no campus de Campinas, Fernando Linares, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele irá desenvolver duas atividades principais junto aos alunos: ministração de um Laboratório de Atores e um Ateliê de Máscaras no Instituto de Artes (IA).

A cerimônia de assinatura do termo de adesão foi realizada no Gabinete da Reitoria e reuniu, além do artista convidado, o responsável pelo Programa Artista Residente, professor Eduardo Guimarães, e os professores Esdras Rodrigues Silva e Grácia Linhares, da parte do IA. Fernando Linares, que é diretor, ator e mascareiro, já iniciou o projeto proposto no dia 2 de abril, iniciativa que deverá se estender até meados de junho.

Segundo Eduardo Guimarães, será uma grande contribuição para a Unicamp ter aqui um artista como Linares, que guarda a memória das máscaras cênicas. “Ele tanto ensina como atuar como a criar a máscara”, menciona. De origem argentina, o artista está erradicado em Minas Gerais há pelo menos três décadas. Ele disse que pretende abordar, em sua rápida estada em Campinas, a importância de fundar a tradição da figura do mascareiro, aquele que faz a máscara e que a põe para funcionar em cena.

A esse propósito, Grácia conta que atualmente está crescendo muito o interesse pela máscara e que, apesar disso, dificilmente consegue-se encontrar um profissional que tenha essa ênfase nas artes cênicas. Esdras relata que a vinda de Linares está gerando uma certa ‘euforia’ entre os alunos, o que pode ser um aspecto bastante positivo. Fernando Costa se mostrou interessado pelo trabalho de Linares.

Grácia aproveitou para revelar que o novo artista residente inaugurará a Pitágoras 500, uma sala no Barracão do IA, nome também dado à Revista de Estudos Teatrais, um periódico semestral vinculado ao Departamento de Artes Cênicas, que tem por objetivo publicar artigos sobre o teatro em suas mais diversas linhas de pesquisa. Essa publicação já está em sua terceira edição.

Reavaliação
Durante o encontro, Eduardo Guimarães comentou que muito em breve o Programa Artista Residente, ligado ao Gabinete, poderá passar por uma reavaliação. “Isso de modo algum representará o seu fim. Pelo contrário, essa reavaliação terá por motivação a sua melhoria, com algumas possíveis mudanças que apenas refletem a experiência acumulada ao longo desses anos". De acordo com Fernando Costa, o Programa Artista Residente tem se mostrado satisfatório e a tendência é a sua expansão. Saiba mais sobre o novo artista residente.