Unicamp grava piloto na Univesp
TV sobre cálculo e física

09/04/2012 - 16:50

Professor Pedrosa leciona conteúdos de Cálculo 1 para alunos da graduação e Brescansin de Física 1 durante programa piloto

A Univesp TV, canal digital da TV Cultura, acaba de disponibilizar no seu site, no Youtube, um programa piloto gravado na Unicamp com os conteúdos das aulas de Cálculo 1 (1, 5, 6 e 7) e de Física 1 (que reúne os programas 1 a 4) – as disciplinas de maior demanda de alunos da instituição.

A intenção é, segundo o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Marcelo Knobel, ampliar as oportunidades de estudo dos graduandos desta e de outras universidades brasileiras. “Ofertamos um novo tipo de acesso às aulas com vistas à expansão do ensino superior público”, informa. A Univesp é o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo, ligado ao Governo do Estado.

Knobel comenta que a geração de conteúdos será feita regularmente e envolve um convênio entre a Unicamp e a Univesp para filmar e disponibilizar cursos completos via Internet. “No país, há poucas oportunidades dessas, de cursos formatados em português”, situa.

Essas aulas em breve poderão ser acessadas no OpenCourseWare (OCW), um portal que hospeda conteúdos educacionais em formato digital, originários de disciplinas de cursos de graduação e oferecidos à comunidade gratuitamente.

Experiências
As primeiras aulas de Cálculo 1 foram ministradas pelo professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp Renato Pedrosa no curso regular de graduação do Departamento de Matemática neste primeiro semestre de 2012. Para Pedrosa, a experiência está muito interessante, pois vem atraindo alunos inclusive de outras universidades. “Há pouco, procurou-nos um estudante da Universidade Federal do Pará (UFPA), sem falar nos e-mails que recebemos pedindo novas informações. Esta semana veio nos procurar pessoalmente um aluno de outro ano. Agora, no geral, os estudantes aproveitam mesmo para revisar os conteúdos das aulas”, conta.

Já as aulas de Física 1 compuseram o curso de graduação em Física Geral I do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), ofertado pelo professor Luiz Marco Brescansin. Ele teve seu nome cogitado para participar desse programa piloto e logo viu se tratar de um tema de muita importância para os alunos. “A Unicamp, a Univesp TV e a TV Cultura estão dando um passo além e temos feito o máximo para motivar os alunos com nossas aulas”, garante Brescansin.

Univesp
Para assistir à Univesp TV na cidade de São Paulo, é preciso sintonizar um conversor de tevê digital no canal 2.2. Fora da capital, o sinal pode ser captado pelas parabólicas digitais na polarização Vertical, frequência 3.710 MHz (ou 1.440 MHz em banda L).