Entrada da Unicamp na WUN é
efetivada com assinatura do acordo

20/03/2012 - 10:10

John Hearn e Fernando Costa

Reunião no GR: foco em mudança climática e segurança alimentar, saúde pública, ensino superior e compreensão de culturas

Fernando Costa: reconhecimento da Unicamp como universidade de classe mundial

John Hearn: conhecimento especial do Brasil e da América Latina

A Unicamp já é efetivamente o 19º membro e o primeiro da América Latina na Worldwide Universities Network (WUN), uma das mais renomadas redes de universidades do mundo. O ingresso na WUN foi anunciado antecipadamente pelo
Jornal da Unicamp, na edição n° 519, mostrando porque “essa decisão representa o reconhecimento internacional da Unicamp como uma universidade de classe mundial”, segundo avaliação do reitor Fernando Costa. Na manhã desta terça-feira, o reitor recebeu o professor John Hearn, diretor-executivo da rede e vice-presidente para Assuntos Internacionais da Universidade de Sydnei, quando se deu a assinatura do acordo que valerá inicialmente por três anos, podendo ser renovado de forma contínua.

Segundo John Hearn, os membros da WUN estão espalhados por países da Europa, América do Norte, Oceania, Ásia e África, a maioria de origem anglo-saxônica. “Nós temos três expectativas: a primeira é de que a Unicamp será uma forte parceira na rede global, participando de vários programas; que trará um conhecimento especial do Brasil e da América Latina para a parceria; e que atenderá ao nosso desejo de aprender mais sobre o país e de oferecer a seus professores, alunos e funcionários a oportunidade de se deslocar pela rede.”

O professor Fernando Costa informou que os grupos de pesquisa vinculados aos programas da WUN estão focados em quatro desafios que consideram globais: mudança climática e segurança alimentar, saúde pública, reforma do ensino superior e compreensão de culturas. “São temas que interessam também para nós do Brasil, especialmente da Unicamp. É uma oportunidade de cooperação importante para a nossa comunidade acadêmica.”

Os trabalhos começaram logo após a assinatura do acordo. John Hearn veio acompanhado por Bruce Robinson e Beth Quinlivan, respectivamente o diretor e a gerente de marketing da Faculdade de Medicina de Sydney, que fizeram uma prospecção à parte na área da saúde, guiados pelo professor Mário Saad, diretor da Faculdade de Ciências Médicas.

Enquanto isso, o diretor-executivo da WUN participou de reunião de trabalho organizada pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais, que convidou líderes de pesquisas nas áreas de interesse da rede, entre os quais, os professores Pedro Paulo Funari, coordenador do Centro de Estudos Avançados (CEAv) da Unicamp; Renato Pedrosa, coordenador do Grupo de Estudos em Ensino Superior do CEAv; e Hilton Silveira Pinto, diretor-associado do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri).