Evento atrai contribuições para a implantação do Museu de Artes da Unicamp

19/04/2011 - 01:40

A Unicamp está organizando as bases para a fundação do seu Museu de Artes Visuais (MAV). O projeto arquitetônico já está pronto e a licitação para as obras físicas em pleno andamento, prevendo-se o início da construção para o início do segundo semestre e a sua conclusão no prazo de um ano. No propósito de promover uma reflexão sobre o projeto conceitual do MAV junto à comunidade interna e externa, a Comissão de Gestão está com inscrições abertas para o evento “Museus de arte na atualidade: propósitos e proposições”, que será realizado nos dias 27 e 28 de abril, no auditório do Instituto de Artes (IA).

A professora Maria de Fátima Morethy Couto, diretora associada do IA e presidente da Comissão de Gestão, explica que o evento reunirá profissionais que trabalham em museus ou estudam seus acervos, exposições e espaços. “Um dos objetivos do encontro é nos fazer pensar sobre possíveis eixos conceituais do novo museu da Unicamp, chegando a algo original e consistente. Para isso, chamamos pessoas que possuem, por um lado, bastante prática na área museológica e, por outro, uma reflexão teórica sobre aspectos como expografia e serviços educativos em museus”.

A cerimônia de abertura ocorre às 9h30 do dia 27 e, às 10 horas, a palestra inaugural – “A experiência dos museus brasileiros e o contexto internacional” – com Carlos Roberto Ferreira Brandão, professor titular do Museu de Zoologia da USP e presidente no Brasil do Internacional Council of Museums (Icom) da Unesco. “O professor Brandão vem falar sobre o que conhece da realidade brasileira e de museus de artes no exterior, por conta das palestras e viagens enquanto presidente do Icom. Além disso, ele conhece muito bem o processo de institucionalização de um museu, que é uma das questões que cabem à nossa Comissão Gestora”, observa Fátima Morethy.

A diretora associada do IA informa que programação traz três mesas-redondas: ainda na tarde do primeiro dia, “Arquitetura e expografia em Museus”, e, no dia 28, “Museus universitários em debate” e “Propostas e ações dos serviços educativos nos Museus de Arte de São Paulo”. “Estamos trazendo experiências bem diferenciadas, tanto as mais inovadoras nesta área de museus, como aquelas que atendem às especificidades de um museu universitário, que deve ser lugar também de pesquisa e ensino”.

Para ficar em poucos exemplos da contribuição que os palestrantes convidados podem oferecer, Fátima Morethy menciona a arquiteta Marize Malta, responsável por intensa renovação do Museu D. João VI, que abriga cópias de estudos dos nossos primeiros artistas acadêmicos no exterior. “Esses artistas voltavam com cópias de telas de grandes mestres. São obras interessantíssimas para pesquisa, mas que ficavam fechadas na reserva técnica. Com a renovação, o pesquisador ganhou acesso a estantes deslizantes, entrando em contado com quadros dos quais apenas ouviu falar”.

A presidente do Comitê de Gestão do MAV faz menção ainda a Marília Xavier Cury, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, que já participou de vários projetos de renovação de museus históricos, tornando-os agradáveis e instigantes ao público jovem; e Tadeu Chiarelli, professor de história da arte na ECA e hoje responsável pelo processo de renovação do MAC-USP, que ganhou nova sede. “Chiarelli tem a mesma responsabilidade de criar um novo museu para um acervo extraordinário”.

Coleção Cerqueira Leite
Fátima Morethy informa que a coleção do Museu de Artes Visuais da Unicamp, constituída por cerca de 1.000 obras advindas do acervo da Galeria de Artes, está sendo significativamente ampliada com a doação em comodato de 500 peças de esculturas e máscaras africanas e peças arqueológicas da coleção do físico Rogério Cerqueira Leite. “São peças de grande valor histórico e artístico, poucos museus no mundo têm um conjunto tão significativo. Inclusive, já programamos um novo evento para dezembro, sobre a prática do colecionismo, também como uma homenagem ao professor Cerqueira Leite”.

Informações completas sobre o MAV e o evento
Museus de arte na atualidade: propósitos e proposições”, incluindo o formulário para inscrições, já estão disponíveis no site.