Reitor explica encaminhamento das discussões sobre cotas

O reitor Marcelo Knobel reuniu-se nesta quarta-feira (24) com integrantes do Conselho Universitário (Consu) para esclarecer que encaminhamento a Reitoria dará às discussões, na reunião ordinária do Consu na próxima terça-feira (30), sobre a proposta de adoção de um sistema de cotas étnico-raciais pela Universidade. A iniciativa teve o propósito de dirimir eventuais dúvidas sobre o procedimento que será adotado.

De acordo com Knobel, a Reitoria apresentará para apreciação dos conselheiros uma Deliberação Consu para tratar da política de ingresso no Vestibular Unicamp, a partir de 2019. O documento sugerirá a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que se encarregará de ampliar a discussão sobre a proposta de implementação progressiva das cotas étnico-raciais, complementada por critérios adicionais.

O GT, acrescentou o reitor, elaborará um relatório com uma proposta concreta sobre o tema, que será amplamente debatido nas unidades de ensino e pesquisa e nos órgãos colegiados específicos, antes de seguir para decisão final do Consu. “Teremos cerca de seis meses para aprofundar a reflexão sobre essa questão e buscar o melhor modelo possível”, assinalou o reitor.

Na deliberação que será apresentada ao Conselho na próxima terça-feira também consta que a Unicamp criará a Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, que responderá pela formulação, implementação, gestão e acompanhamento das políticas de ação afirmativa e combate a quaisquer formas de preconceitos no âmbito da Universidade.

 

O reitor Marcelo Knobel, durante reunião com integrantes do Consu
O reitor Marcelo Knobel, durante reunião com integrantes do Consu
Integrantes da Administração Central participaram da reunião
Integrantes da Administração Central participaram da reunião

Imagem de capa

Reitor Marcelo Knobel em reunião com integrantes do Consu
Reitor Marcelo Knobel em reunião com integrantes do Consu